Professor de Parintins analisa produtividade do Polo Industrial de Manaus a partir do processo de recrutamento de colaboradores

O professor Sérgio Vieira, do curso de Administraçã do campus de Parintins, desenvolveu um panorama sobre as conseqüências do processo de recrutamento nas empresas do PIM que interferem diretamente na produtividade. O resultado pode ser consultado em seu livro lançado no final de janeiro na Faculdade de Estudos Sociais.

Reflexo direto das falhas no processo de recrutamento, o baixo índice de produtividade dos colaboradores do Pólo Industrial de Manaus aponta para novos paradigmas a serem adotados pelos setores de Recursos Humanos nas empresas a fim de que as metas planejadas sejam alcançadas, como os critérios que deveriam ser obedecidos cientificamente e a aptidão de cada colaborador para determinada função. A falta de treinamento também é outro fator determinante na cadeia produtiva e no impacto econômico. Para o professor Sérgio Vieira, “não há uma preocupação efetiva das empresas com esses aspectos, tampouco estudos que façam apontamentos necessários e demonstre a importância dessas problemáticas para a economia amazonense”.

Falta de mão de obra qualificada é mais uma questão a ser refletida no livro "O Processo de Recrutamento e Seleção e seus Impactos na Produtividade das Empresas do Pólo Industrial de Manaus". É preciso que as empresas tenham uma visão diferente para que passem a investir na qualificação e aprimoramento das habilidades de seus colaboradores. A escassa oferta de pessoas aptas a trabalharem no chão de fábrica, por exemplo, é um sufocador que impede a expansão da produção e, por outro lado, cria uma demanda reprimida, porque também não se tem pessoas qualificadas para assumir posições de chefia, percebe-se aí, então, fator que gera a migração de habitantes de diversos Estados para Manaus, criando uma série de outros fenômenos econômicos e sociais.

Com processos de recrutamento, treinamento e qualificação mais apurados, a remanufatura diminui: “um colaborador bem treinado e ciente de suas habilidades e capacidades sabe como aproveitar seu tempo exercendo sua atividade, isso reduz o que chamamos de retrabalho e as perdas da empresa, consequentemente amenizam”. É importante que a seleção seja bem realizada, principalmente, nos cargos de chefia responsáveis por identificar competências e habilidades de cada pessoa incluída nesse espaço de trabalho.

O livro demonstra a necessidade que as empresas têm de mudar os paradigmas sobre o investimento em treinamentos na área da manufatura em diferentes níveis. Tal mudança contribuirá para melhorar a formação de seus recursos humanos dentro das organizações e aumentar a motivação no trabalho e a utilização de técnicas e ferramentas adequadas à formação, à valorização e à retenção de talentos na empresa, aumentando a produtividade.

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable