Professores e pesquisadores da UFAM dão contribuição a jornais de circulação nacional

Baseados nos preceitos que regem a Universidade Federal do Amazonas, que são Ensino, Pesquisa e Extensão, a Instituição de ensino superior mais antiga do Estado e umas das poucas centenárias no País dá, frequentamente, sua contribuição à sociedade. Jornais, rádios e televisão buscam, com frequência, a opinião e o referendo de professores e pesquisadores dos mais diversos assuntos em voga.

A edição de janeiro da revista Exame, de veiculação nacional, publicou uma reportagem com título de "Cem Anos de Proteção", que versa sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 506/10, que prorroga os benefícios fiscais da Zona Franca de Manaus até 2073.

A matéria trouxe uma declaração do professor da Federal do Amazonas, o pós-doutor em Economia, Alexandre Rivas, do Departamento de Economia e Análise,  apresentando dados sob alegação de que o Polo Industrial de Manaus evitou um desastre e manteve empregos.

A explicação seria que o polo industrial de Manaus concentrou a atividade econômica e a população numa área correspondente a apenas 0,5% do estado. Hoje, 52% dos amazonenses vivem em Manaus e arredores, ante 28% que viviam na cidade antes da criação da Zona Franca.

A matéria pode ser lida na íntegra no link: http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/1057/noticias/cem-anos-de-protecao?page=1.

Ainda neste mês de janeiro, outro importante veículo o jornal "O Estado de São Paulo" publicou a reportagem "Indústria de Manaus bate recorde", citando estudos feitos pelos  professores do Departamento de Economia e Análise, Mauro Thury Vieira de Sá e José Alberto da Costa Machado, que rebatem com números a crítica de que a indústria de Manaus não passa de uma montadora.

“A partir de 2006, a produção industrial de Manaus agregou mais valor do que a indústria nacional", afirma Mauro Thury Vieira de Sá. Em 2010, para cada R$ 100 produzidos, a indústria de Manaus agregou R$ 45,40 e a indústria brasileira, R$ 43,20, disse o professor e pesquisador à publicação, que pode ser lida na íntegra no endereço http://economia.estadao.com.br/noticias/economia,industria-de-manaus-bate-recorde-de-faturamento,175690,0.htm.

Ainda segundo ele, a maior agregação de valor da produção de Manaus se deve, segundo Vieira Sá, às exigências do Processo Produtivo Básico (PPB), que determina índices de nacionalização de componentes.

A última pesquisa de produção industrial do IBGE mostra que, de janeiro a novembro do ano passado, a indústria nacional cresceu 1,4% e a do Estado do Amazonas avançou 1,5% no mesmo período.

Ufam é instituição mais lembrada

No ano passado, a Universidade Federal do Amazonas foi a ganhadora da 4ª Edição do Prêmio Amazonense de Propaganda e Marketing, na categoria Universidade Pública.  A premiação é concedida às organizações mais lembradas pela população em diferentes áreas de atuação.

A Ufam mantém projetos de Extensão que atendem a cerca de 500 mil pessoas em todo o Estado do Amazonas, arregimentando mais de 1.500 professores, 1.200 servidores e 35.500 alunos, em Manaus e em cinco polos do interior do Estado.

A Universidade Federal do Amazonas é a primeira universidade do Brasil. Em seus 105 anos de existência, a Ufam atua com a missão de cultivar o saber em todas as áreas do conhecimento por meio do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, contribuindo para a formação de cidadãos e para o desenvolvimento da Amazônia.

Por toda experiência que possui, a Ufam é a principal referência na área de educação superior do Estado e uma das maiores da região, com 114 cursos de graduação distribuídos nas unidades acadêmicas da capital e do interior atendendo mais de 35 mil universitários somente nos cursos presenciais.

No campo da pesquisa científica, a Ufam se destaca por meio de seus 38 programas de pós-graduação, oferecendo formação de qualidade nos níveis de mestrado e doutorado, além dos 53 cursos de pós-graduação lato sensu.