GT Mundo do Trabalho inicia atividades

Votação para criação do GTVotação para criação do GT

Dar início às ações do Grupo de Trabalho (GT) Mundo do Trabalho foi o objetivo da reunião ocorrida na tarde desta quinta-feira, 30, na sala 01 do Bloco Mário Ypiranga Monteiro. Como principal atividade, o GT visa fomentar a pesquisa na área de História do Trabalho no Amazonas.

Professor Luis Balkar, coordenador do GTProfessor Luis Balkar, coordenador do GT

De iniciativa dos professores do Departamento de História da Ufam, Luis Balkar e Cesar Augusto Queiroz, o evento reuniu profissionais, docentes e estudantes para formalizar a abertura do GT, que será integrado ao núcleo do GTs da Associação Nacional de História (ANPUH). “A intenção é que o nosso GT seja o mais plural possível”, afirmou o professor Cesar Augusto ao discorrer sobre a autonomia do Grupo que se propõe a congregar pesquisadores de quaisquer instituições do Amazonas e estados vizinhos.

Após apresentar uma breve história dos GTs da Anpuh e expor as atividades que são desenvolvidas por

Professor Cesar Augusto Queiroz, vice-coordenadorProfessor Cesar Augusto Queiroz, vice-coordenador

eles, os dois professores da Ufam consultaram o público acerca da criação formal GT Mundo do Trabalho no Amazonas. De forma unânime, os participantes votaram a favor da medida. “Temos uma série de ações a realizar, que para serem exitosas, precisam da colaboração de cada um”, disse Cesar, convocando os presentes a participarem ativamente do GT local. “Teremos um conjunto de encontros mensais para apresentar trabalhos, debater problemas comuns, passar informações do que está acontecendo no GT nacionalmente, e vamos fazer também o encontro anual”, exemplificou o professor Luis Balkar.

Entre outros assuntos abordados na reunião desta quinta, estava também a eleição dos responsáveis pelo GT do Amazonas. Os professores Luis Balkar e Cesar Augusto Queiroz foram nomeados, respectivamente, coordenador e vice-coordenador.  Os pesquisadores membros do GT de História do Trabalho decidiram também organizar o calendário de programações tendo um encontro por mês para discutir os trabalhos desenvolvidos pelos integrantes.

Ricardo Lima é mestrando em Sociologia e já pensa em realizar pesquisa para o doutorado cujo tema abordará os trabalhadores da construção civil em Manaus.

Segundo o estudante, participar do GT Mundo do Trabalho é uma oportunidade de obter crescimento acadêmico. “Quando eu soube da formulação do GT, resolvi vir para tentar participar das discussões, saber como ele vai funcionar, para de alguma forma contribuir, a partir das minhas pesquisas, participando de eventos”, disse Ricardo.

Roberta Duarte está no 2º período do curso de História na Ufam. Para ela, o Grupo de trabalho inaugurado hoje traz muitos benefícios para os pesquisadores da área. “Acredito que será muito bom porque nós vamos ter uma noção mais apurada das pesquisas nessa área. Teremos uma base maior”, declarou.