Intercâmbio é tema de evento na FES

estudantes que promoveram a mesa-redondaestudantes que promoveram a mesa-redonda

A Mesa-redonda Intercâmbio Universitário contou com a participação do Assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Ufam, professor Naziano Filizola, e do Coordenador do curso de Administração da Faculdade de Estudos Sociais (FES), professor Daniel Armond.  Diante de um auditório lotado, os dois professores puderam orientar os acadêmicos quanto à participação em programas de mobilidade nacionais e internacionais, na manhã desta quarta-feira, 29.

Promovido por estudantes do 8º período do curso de Administração como parte da disciplina Seminários Assistidos, o evento objetiva atingir duas finalidades, a primeira é oportunizar aos membros do grupo que o idealizou a prática profissional de realizar um evento e a segunda, direcionada mais ao público presente, é estimulá-lo

Natália Mafra, uma da coordenadoras do eventoNatália Mafra, uma da coordenadoras do evento

a ingressar em um dos programas de mobilidade acadêmica oferecidos pela Universidade. “Em um evento você tem grandes possibilidades e é uma ótima oportunidade de colocar em prática o que nósaprendemos no decorrer do curso, ou seja, as funções do administrador: planejar, organizar, dirigir, e controlar”, informou uma das promotoras da Mesa Redonda, a estudante Natália Mafra, que explica ainda o porquê adotar o tema Intercâmbio para o evento. “É um assunto muito interessante, muitos têm vontade, mas não sabem onde buscar, se tem o perfil, se é possível. Então, nós queremos divulgá-lo mais”, disse Natália.

Professor Naziano Filizola, assessor da AriiProfessor Naziano Filizola, assessor da Arii

Apresentando os programas de mobilidade dos quais os estudantes da Ufam podem participar, o Assessor da Arii, professor Naziano Filizola, citou a globalização como causa para a crescente necessidade de interação com outras realidades. “As empresas brasileiras tornaram-se multinacionais e precisam de profissionais habilitados para trabalhar nessa nova realidade de mercado globalizado e as universidades, como formadoras desses profissionais, têm de proporcionar essa vivência aos estudantes”, explica.

De acordo com o professor Filizola, atualmente a Ufam possui mais de 100 alunos em processo de mobilidade e oferece programas como o Bramex, que permite o intercâmbio entre estudantes brasileiros e mexicanos, o Brafagri,  que viabiliza a ida dos nossos acadêmicos para a França, além dos mais conhecidos como Ciência sem Fronteiras e Top Espanha.

O idioma é requisito fundamental para qualquer pessoa que pretenda participar de programa de intercâmbio. “Se você não tiver um nível mínimo de inglês, um abraço. Você precisa primeiro resolver esse problema”, advertiu o assessor da Ufam ao dizer que a maioria das instituições solicita do candidato a intercâmbio a apresentação de proficiência na língua do país para onde deseja viajar.

Daniel Armond, coordenador do curso de administração, expôs dicas de como o estudante pode participar de programas de mobilidade sem ter problemas com o andamento da graduação na Ufam. Segundo o professor, a diferença dos currículos e cronogramas dos cursos é o principal obstáculo para os intercambistas.

Professor Daniel Armond, coordenador do curso de AdministraçãoProfessor Daniel Armond, coordenador do curso de Administração

“Orientamos os alunos para que cursem disciplinas compatíveis com as que eles teriam no Brasil para que possam aproveitá-las posteriormente. O foco é que façamos o máximo para que o aluno possa aproveitar a oportunidade sem ter qualquer tipo de prejuízo,” garantiu o coordenador.

Estudante pretende fazer intercâmbio depois da graduaçãoEstudante pretende fazer intercâmbio depois da graduação

Laísa Athayde cursa o 6º período de administração e tem desejo de fazer mobilidade acadêmica. “Eu gosto muito de intercâmbios, por isso vim para a palestra. Eu queria saber como é aqui na Ufam. E a minha irmã faz odontologia e quer fazer intercâmbio, então eu vou ajudá-la também,” revelou Laísa que pretende fazer pós-graduação no exterior. “Depois de formada, eu tenho muito interesse em ir para a Alemanha, é um local, para mim, que é sinônimo de educação. Também tenho vontade de fazer mestrado ou doutorado na Inglaterra”, declarou.