Reitora recebe visita de presidente da Samsung e superintendente da Suframa

Reitora cumprimenta presidente da Samsung Reitora cumprimenta presidente da Samsung

A reitora da Universidade Federal do Amazonas, professora Márcia Perales, junto com o vice-reitor, professor Hedinaldo Lima, receberam ao fim da manhã desta terça-feira, 28, representantes da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e da empresa de eletroeletrônicos coreana, Samsung. 
 
O objetivo do encontro foi relembrar as iniciativas já existentes entre a Universidade e a empresa e estabelecer outras, desta vez, com a aquisição de uma apoiadora, a Suframa. 
 
Na oportunidade, apresentaram projetos voltados ao desenvolvimento tecnológico, o membro do Comitê de Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento da Amazônia (CAPDA), professor Edleno Moura, o professor Cícero Ferreira, coordenador do Centro de P&D em Tecnologia Eletrônica e da Informação (Ceteli) e, ainda, o professor Reginaldo Hughes Carvalho, do Instituto de Computação (Icomp). 

Apresentação se deu por parte do Ceteli, Capda e IcompApresentação se deu por parte do Ceteli, Capda e Icomp

As apresentações foram prestigiadas, também, pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), Gilson Monteiro, Pró-Reitora de Inovação Tecnológica (Protec), Socorro Chaves e os assessores, os professores Naziano Filizola e Tanara Lauschner. 
 
Segundo a reitora Márcia Perales, a Samsung já é uma empresa parceira da Universidade. “Desde que estabelecemos esse trabalho em conjunto, muitos de nossos acadêmicos têm colaborado com o crescimento da indústria e, claro, com a tecnologia aplicada ao mercado. Claro, vamos continuar recebendo e trabalhando em novos projetos, que devem estar alinhados à política institucional”, considerou. 
 
Antecedendo às apresentações, o superintendente adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Regional, José Nagib da Silva Lima, classificou como de grande relevância a teia que vem sendo costurada pela Samsung junto à Ufam e à Suframa. 
 
“A Instituição contribui com a Amazônia Ocidental de forma a construir pensadores e tecnólogos e a Samsung desponta como uma grande empresa que absorve essa mão de obra especializada”, disse, afirmando também, que os projetos em execução pela Ufam, concomitantemente à Samsung, com a participação da Suframa eles têm um retorno garantido. 
 

Representante da empresa visita Ceteli Representante da empresa visita Ceteli

“A Samsung vai ser a maior indústria dentro de no prazo máximo de cinco anos”, previu. 
 
O presidente da Samsung, ChunJae Lee, iniciou seu pronunciamento ratificando a honra de falar à reitora e poder conhecer a Instituição. Fez, ainda, um breve relato da história da empresa no Amazonas, revelando que no ano passado, a indústria completou sua maioridade no Estado.   
 
“Começamos nossa jornada no Amazonas 370 funcionários, hoje, somos mais de 7.000 pessoas. Estamos certos de que, quanto mais contratarmos, mais produziremos, sempre com o objeto de expandir o setor. Acreditamos que se nós nos desenvolvemos na Amazônia, foi por contribuição incisiva às mentes que foram formadas na UFAM”, disse. 
 
Finalizados os discursos e concluídas as apresentações, os convidados e presentes ao encontro percorreram as dependências da Ufam até chegarem ao Ceteli. O órgão tem como objetivo visa facilitar a agregação de pesquisadores que atuam nas áreas de concentração do mesmo e dessa forma aumentar a capacidade de oferta de serviços a comunidade, otimizar recursos humanos e infraestrutura de apoio necessárias às atividades de pesquisa e desenvolvimento.
 
O Centro abriga pesquisadores de um amplo espectro profissional, para atender demandas crescentes de atividades de pesquisa e desenvolvimento multidisciplinares. Inserem-se nesse contexto as áreas de telemática (telecomunicações e informática), bionformática (ciências biológicas e informática), bioengenharia (engenharia elétrica e ciências biológicas), bem como a aplicação da eletrônica nas mais diversas atividades industriais.
BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable