Reitora recebe acadêmicos de Comunicação e assiste a vídeo premiado em iniciativa da Universidade de Harvard

Reitora, vice-reitor e alunos cujo vídeo foi premiado Reitora, vice-reitor e alunos cujo vídeo foi premiado

A reitora da Universidade Federal do Amazonas, professora Márcia Perales, encontrou-se nesta segunda-feira, 27, com acadêmicos dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas, premiados por participarem no Human Connection Project. 
A iniciativa foi do Instituto Reischauer de Estudos Japoneses, da Universidade de Harvard, por meio do professor PhD. Shigehisa Kuriyama.  
 
A equipe foi composta pelos estudantes Daniella Lima, Gabriel Oliveira, Jéssica Amorim, Jessica Vicentini, Swênnya Azevedo e Victor Costa, e o trabalho foi orientado pela professora Ítala Clay, do Departamento de Comunicação Social, tutora do PETCOM.
 
Segundo os alunos participantes, o projeto consistiu em produzir um vídeo de até cinco minutos, utilizando cinco imagens e um som pré-selecionado pela coordenação do projeto. O material buscou retratar um pouco da região amazônica, levantando questões como a Comunicação, o contato e a influência da tecnologia no cotidiano. 
 
A premiação ocorreu na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), durante o Seminário Nacional sobre Estratégias Metodológicas de Comunicação em Pesquisa, onde foram exibidos todos os vídeos participantes. 
 
A produção da equipe da UFAM foi selecionada entre os cinco melhores participantes e será hospedado no website do professor Kuriyama, na Universidade de Harvard. 
Para a reitora, que conversou por quase uma hora com os jovens premiados, a honraria serve de incentivo a muitos outros alunos da Instituição. 
 
“A Universidade é um berço de criações. Muitos de nossos alunos e professores têm sido premiados e isso é uma grande motivação aos demais. No ano de 2012 tivemos mais de 100 alunos viajando para outras cidades e países para apresentar trabalhos, isso, depois de terem tido reconhecimento local. Este ano, queremos promover ainda mais esse intercâmbio”, garantiu Perales.   
 

Aluna explica trabalho condecoradoAluna explica trabalho condecorado

O projeto surgiu a partir da pesquisa de pós-doutorado da professora Cecília Saito, da PUC-SP, sob orientação do professor Kuriyama, e envolvia temas como hikikimori (termo de origem japonesa que designa um comportamento de extremo isolamento doméstico) e o universo otaku (termo que designa fãs de cultura pop japonesa, como animes e mangás). 
 
“Foi um trabalho intenso. Eles tiverem sete, oito meses para produzir o material, enquanto outras instituições tiveram um ano. Tivemos a colaboração do professor Valmir Albuquerque, do professor Antônio Mesquita e do departamento de Arte para que eles pudessem ser instigados, provocados à criação”, explicou a professora do Departamento de Comunicação Social e tutora do PETCOM, Ítala Clay.  
 
Ainda de acordo com a orientadora, as palavras “tecnologia, tempo e contato humano” nortearam o roteiro do vídeo, tendo os alunos gravado no Parque Ponta Negra, em Manaus e na comunidade Paricatuba, na cidade de Iranduba.  
 
A aluna Jéssica Amorim, 20, participante do grupo, disse que o trabalho requereu dedicação, empenho e envolvimento. 
 
“Foi um trabalho muito intenso, principalmente porque uma das palavras: tempo, dá-nos outra visão sobre a dimensão quando se está em um lugar distinto e de que forma temos que trabalhar essa visão de forma audiovisual”, disse.  
 
Os outros trabalhos vencedores foram da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e da Universidade Estadual Paulista (UNESP).
BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable