Erica realiza treinamento de supervisores para estudo sobre obesidade na adolescência

Cerca de 16 profissionais de diferentes áreas estão recebendo treinamento no projeto Estudos de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (Erica), cujo objetivo é pesquisar a alimentação, o peso, os hábitos e as atividades dos adolescentes, visando avaliar os resultados da saúde de estudantes entre 12 a 17 anos. O treinamento que teve início na segunda-feira, 13,  na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), Setor Sul, finaliza atividades na sexta-feira, 16.

O Estudo é coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com execução estadual pela Universidade Federal do Amazonas ( Ufam). Ao final, o Estudo de Riscos Cardiovasculares (Erica) poderá propor novas políticas públicas de educação e saúde para combater a obesidade na adolescência. No Amazonas, 42 escolas da rede de ensino pública e particular estão envolvidas na pesquisa.

A coordenadora da Ufam, professora da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), professora Elisa Brosina de Leon, destaca que a participação da Ufam no Erica remete a criação de uma evidência em nível nacional como também coloca o Estado do Amazonas no processo de identificação de uma parcela da população que sofre com mal comum na modernidade.

De acordo com a coordenadora, a previsão de término da pesquisa deverá ocorrer até o final do mês de maio: " No entanto, o nosso cronograma poderá sofrer alguns imprevistos e o prazo deve estender um pouco mais. O estudo será realizado efetivamente em nossa cidade em que apresentará resultados como índice de obesidade escolar, hipertensão arterial, dentre outros", comenta a coordenadora.

Conhecer o projeto e os materiais que deverão ser utilizados durante todo estudo são as principais informações iniciais que o supervisor está recebendo no treinamento. Segundo a coordenadora, o equipamento denominado de PDA, utilizado pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) será utilizado no estudo. "O PDA é o meio seguro de fazer a coleta  e mais lúdico para o aluno preencher o questionário", salienta.

Segundo ela, aproximadamente 3 mil adolescentes serão avaliados das escolas públicas e privadas de Manaus. Para ela, é uma população que estatisticamente se consegue realizar um panorama. Com os resultados, a escola  avaliada deverá apresentar alguma mudança de hábitos alimentares ou de atividade física, na qual encontrará  estratégias para a prevenção de doenças cardiovasculares.

Para a fisioterapeuta selecionada para o treinamento, Karen Pinheiro Nogueira, 35, o treinamento vem agregar conhecimento e coloca em prática tudo aquilo que aprendeu durante a graduação: "Por meio desse projeto, o governo brasileiro irá propor novas medidas sócio-educativas mais seguras quanto a boa alimentação na fase escolar", finaliza Karen Nogueira.