Livro organizado pelo professor José Ferreira da FCA está entre os mais vendidos em 2013

A obra “Manual de aulas práticas de plantas daninhas” desenvolve aulas práticas envolvendo métodos e modernas técnicas e leva as assinaturas dos professores José Ferreira da Silva da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Dagoberto Martins da Universidade Estadual Paulista (Unesp/Botucatu). O livro teve lançamento em 2013, por meio da Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Extensão (Funep) e está entre os mais vendidos na área de Ciências Agrárias.

O professor José Ferreira da Silva disse estar surpreso com a venda em nível nacional. O livro é resultado das várias experiências de professores de algumas Universidades Brasileiras, no qual objetiva propor métodos diferenciados para o desenvolvimento de processos didáticos em sala de aula e no campo na área de agronomia.

Com 184 páginas e vendido ao preço de R$ 87 no site da Funep, o professor comenta que a obra teve grande repercussão nacional e forado Brasil. De acordo com ele, a Universidade Nacional do Uruguai  demonstrou interesse em traduzir a obra na língua espanhola.

Após um intenso trabalho na organização, o professor José Ferreira está colhendo resultados positivos. “O resultado é muito bom, justamente porque forma recursos humanos qualificados e capacitados, no sentido de levar o conhecimento para fora do âmbito universitário”, ressalta o professor.

Para ele, a existência de obras relacionadas a essa temática estão voltadas ao conteúdo teórico e nenhuma em nível prático. “No Brasil, existem vários livros sobre ervas daninhas, exclusivamente teóricos, mas nenhum prático. Então comecei a questionar sobre a ausência no mercado e percebi a possibilidade da criação de uma obra que pudesse atender as necessidades da comunidade acadêmica”, explica o professor.

Segundo ele, a partir daí, pensando compartilhar suas experiências, o professor Jose Ferreira convida professores de algumas Universidades Brasileiras para desenvolver esse método aplicativo didático que durou um ano para ser formatado. “O bom do Manual é permitir novas possibilidades ao professor em sala de aula, o qual pode alcançar melhor sofisticação e simplicidade nos conteúdos, mas sem perde o intuito pedagógico na transmissão do conhecimento”, completa o professor.

Segundo ele, os métodos propostos no livro constituem em processo simples com menor custo para a execução, tendo maior opção de escolha para adequação didática para um publico diferenciado.    O livro está dividido em temáticas como: Biologia, Interação entre plantas na comunidade, Métodos de manejo e Tecnologia de aplicação.

José Ferreira explica que ao aplicar a metodologia no processo de seleção e de identificação das espécies fica fácil elencar as comunidades de indivíduos mais importantes no contexto de uma cultura. As culturas de cítricos, de cupuaçu e de guaraná, desenvolvidas em nossa região, são as que mais sofrem com os ataques de um grande número de ervas daninhas que competem em nutrientes e água durante a estiagem, finaliza o professor.

Site para compra: http://www.funep.org.br