Curso de Nivelamento para o Mestrado em Matemática atrai alunos com interesse na carreira cientifica na Escola de Verão 2014

Com uma participação de 37 alunos e uma carga horária de 2h diárias, o curso de Álgebra Linear, ministrada pelo professor do Departamento de Matemática, Stefan Ehbaner, qualifica alunos em conteúdo básico de Matemática, visando o fomento para a carreira científica. O curso ocorre no auditório José Henrique da Sá Mesquita, do Instituto de Ciências Exatas (ICE), todas as segundas, quartas e sextas com término para o final do mês de fevereiro.

Para o professor do Departamento de Matemática que ministra a disciplina Álgebra Linear, Stefan Ehbaner, o oferecimento do curso é algo extremamente positivo para os alunos que queiram continuar seus estudos na pós-graduação. "Atualmente, a Matemática oferece excelente oportunidade no mercado de trabalho", disse o professor ao citar a Europa e os Estados Unidos, como lugares em que há um número crescente de profissionais atuando na área financeira.

De acordo com ele, a formação técnica aliada à graduação em Economia são fatores que adequam profissionais no mercado de trabalho. “Para o aluno que prefere seguir a carreira profissional e ganhar estabilidade, ou tenha interesse pela pesquisa, nada melhor do que estudar Matemática junto com a Economia. Essa é a melhor oportunidade profissional”, frisa o professor.

Stefan Ehbaner acredita que a Escola de Verão 2014, promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Matemática é essencial para o desenvolvimento do conhecimento técnico, principalmente para atender às necessidade do  Estado do Amazonas que tem poucos profissionais atuando no mercado. "O estudo da Matemática está voltado para resolução de problemas do nosso cotidiano e é essencial para a sociedade", completa o Stefan Ehbaner.

Os cursos ofertados pela Escola de Verão em Matemática têm despertado interesse de alunos de outras instituições de ensino e pesquisa do Amazonas. É o caso do estudante do curso Normal Superior (licenciatura em Matemática) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), John Lennon Ferreira da Silva, 22. Segundo ele, a aquisição de novos conhecimentos proporciona ao profissional  melhor atuação no mercado de trabalho e foi por isso que se inscriveu no curso.

“Quero qualificar-me para futuramente ingressar na linha de pesquisa em Matemática Pura oferecida pela Universidade, da qual considero os estudos bastante avançados nesta área do conhecimento”, disse o John Lennon muito motivado.

De acordo com ele, novas didáticas para o  ensino fundamental e médio possibilitam a ampliação do entendimento do aluno que quer seguir a área de Exatas. "Uma boa orientação sempre desperta maior interesse", comenta.

A finalista do curso de Licenciatura em Matemática, Agnes Sara Cruz de Abreu, 22, que também participa do curso de Álgebra Linear, não pensa diferente. Ela disse que com a realização do curso, ampliará seus conhecimentos, influenciando diretamente na atuação profissional. "Quanto mais conhecimento melhor. Querendo ou não, o curso é a oportunidade para a obtenção de um grau a mais. Hoje em dia, muitos têm graduação, entretanto, para diferenciar-se no mercado de trabalho, é necessário a qualificação", finaliza Agnes Abreu.