Escola de Verão em Matemática inicia atividades

Desde segunda-feira, 6, alunos de graduação participam da programação da Escola de Verão 2014, cujo objetivo principal é identificar alunos de graduação com potencial a ingressarem nos cursos de Mestrado e Doutorado em Matemática. O evento tem a promoção do Programa de Pós-Graduação em Matemática (PPGM), onde ocorre no auditório José Henrique de Sá Mesquita e nas dependências do Instituto de Ciências Exatas (ICE), Setor Norte, até terça-feira, 28 de fevereiro. 

Para o coordenador da Escola de Verão 2014 e também coordenador de mestrado do PPGM, professor Roberto Cristovão Mesquita Silva, a qualificação profissionais é uma constante no PPGM. O coordenador disse que a Escola foi criada há três anos e recebe suporte financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em que congrega alunos novos e antigos, egressos, professores e pesquisadores renomados.

A ideia é ampliar os nossos conhecimentos e conhecer novas tendências em nível de pesquisa em Matemática tanto na área pura quanto na aplicada, disse.

Roberto Silva acredita que a Escola de Verão é a porta de entrada para os futuros pesquisadores. Cada edição realizada é feito um planejamento com uma programação definida, abrangendo 17 palestras, quatro cursos em nível de Mestrado, sendo um de nivelamento e um curso de nivelamento para o ingresso no Doutorado.

Segundo ele, na programação, os cursos estão sendo ministrados nas segundas, quartas e sextas-feiras e as palestras nas terças e quintas-feiras. Os cursos de nivelamento são mais avançados do que aqueles ministrados durante a graduação, os quais visam preparar e qualificar alunos em conteúdo considerado básico, mas não trivial, ao desempenho como aluno de pós-graduação, comenta o coordenador. Os cursos oferecidos são: Variedades diferenciáveis (nivelamento de doutorado), Álgebra Linear (nivelamento de mestrado), Formas Diferenciais, Métodos Computacionais em Estatística e Otimização II.

Aluno de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Matemática, Fabio Junior Pimentel da Silva, 29, participa pela primeira vez da Escola de Verão, o qual considera importante a participação de alunos do Curso de Matemática  nesse tipo de evento. Segundo ele, isso propicia novas experiências quanto a troca de conhecimento promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Matemática.

“O contato com especialistas de fora traz resultados positivos, agregando valor a pesquisa e a interdisciplinaridade do conhecimento”, frisa Fábio Silva.

Prova disso, foi o intercâmbio realizado com professores de outras Instituições de Ensino Superior durante a Semana de Matemática ocorrida no ano passado que possibilitou vivenciar conhecimentos de áreas diferenciadas.

“Ultimamente é percebível o desestímulo dos alunos de graduação quanto ao ingresso na disciplina de Matemática. O papel da Universidade é importante no processo de formação profissional, exatamente para minimizar a deficiência no ensino da disciplina na Rede Pública de Ensino”, finaliza o pós-graduando.

   

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable