Arii promove bate-papo instrutivo no “Dia do Intercambista”

Professor Naziano Filizola, assessor da AriiProfessor Naziano Filizola, assessor da Arii

Fornecer informações com o intuito de esclarecer e orientar os estudantes da Ufam que participarão de intercambio em 2014 foi o objetivo da Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (Arii) ao promover o “Dia do Intercambista”, realizado na tarde desta quinta-feira, 02. No encontro, os estudantes puderam aprender com a experiência de outros alunos.

Integração é o mais importante para Fábio Marcovski Integração é o mais importante para Fábio Marcovski Segundo o assessor da Arii, a iniciativa surgiu em razão do aumento da demanda por participação em programas de que propiciam a vivência em outro país. “Nós estamos com 180 estudantes homologados para preparar para ir e a tendência é que isso aumente”, declarou. “Com o Dia do Intercambista, nós pretendemos dar suporte aos nossos estudantes irem lá para fora com uma bagagem melhor, mais bem preparados”.

O professor informou que esta será a primeira de outros projetos da Assessoria. “Essa é a primeira de muitas iniciativas que a Arii pretende implementar em 2014. Iremos também começar um processo de recepção de alunos que virão para a Ufam em breve. Vamos fazer esses encontros com maior frequência”, antecipa o professor.

Intercambistas de 2014Intercambistas de 2014

O assessor da Arii iniciou o bate-papo dando instruções práticas sobre como viver no exterior sem grandes complicações. De acordo com o professor, é fundamental para um intercambista é estar aberto a novas descobertas. “O mais importante para ele é ter a mente aberta. Ele tem de estar aberto a receber novos conhecimentos, obter novas experiências de vida. Ele não pode ir com preconceitos. Tem de estar livre para aprender a viver essa experiência”, frisou Naziano.

Natália Figueredo destaca o cuidado com as finançasNatália Figueredo destaca o cuidado com as finanças

Em sua apresentação, o professor Naziano expôs informações gerais sobre o sistema de intercambio, preparação para a viagem, dicas sobre como viver no exterior e quanto ao retorno ao Brasil. Também aproveitou para tirar dúvidas dos futuros viajantes. “Não vai ser fácil. Depende muito de vocês”, disse o professor.

Além do assessor da Arii, dois intercambistas convidados relataram suas experiências. Natália Figueredo, estudante do curso de Engenharia de Produção, passou 11 meses na França em 2010. Para Natália, para não sofrer apertos bem longe de casa, é muito importante realizar um planejamento financeiro. “É horrível ficar sem dinheiro no exterior. Vi colegas ficarem desesperados”, relembra. Fábio Marcovski está nos Estados Unidos desde 2011, onde estuda psicologia. Para Fábio, é essencial para quem vai estudar fora se relacionar bem com os nativos do país. “Minha principal dica é: se integre ao pessoal de lá. Isso vai ajudar muito vocês”, destacou.

Paulo Joel Xavier se prepara para passar 11 meses na AustráliaPaulo Joel Xavier se prepara para passar 11 meses na Austrália

Paulo Joel Batista Xavier cursa Engenharia de Petróleo e Gás e viaja, por meio do Programa Ciência sem Fronteiras, para a Austrália em fevereiro onde ficará pelos próximos 17 meses. Para Paulo, todo o aprendizado adquirido no intercambio somado ao diferencial no currículo profissional levaram-no a decidir se inscrever. “Na minha área, nós costumamos ficar 15 ou 20 dias embarcados, trabalhando com pessoas de todo o mundo, então, é preciso saber lidar com essa diversidade de pessoas”, revela.

Paulo Joel Xavier avaliou de forma positiva o encontro proporcionado pela Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais. Conforme o estudante, o Ministério da Educação e a empresa parceira do programa também realizaram eventos semelhantes ao da Arii, todavia, o da Ufam foi mais elucidativo. “Foi excelente. Esse encontro não deixou nada a desejar aos outros primeiros. Foi até melhor porque trouxe os intercambistas que já tiveram experiência, contando exemplos, e a gente aprende mais fácil por exemplos”, explicou.