Professor Allan Rodrigues lança a obra “Comunicação e meio ambiente na Amazônia – recepção e mediação do discurso conservacionista em Mamirauá”

Sessão de autógrafosSessão de autógrafosO lançamento ocorreu na manhã deste sábado (21), na Livraria Valer. O livro é resultado da pesquisa desenvolvida durante o Mestrado do autor em Sociedade e Cultura na Amazônia e consiste numa análise aprofundada de fontes do discurso conservacionista globalizado do fim do século XX e de relatos de populações tradicionais.

A cerimônia de lançamento foi prestigiada por diversos profissionais da área de Comunicação Social e demais intelectuais reconhecidos por produzirem trabalhos voltados para a temática amazônica, entre eles, a cientista social  Selda Valle; o jornalista Wilson Nogueira e o professor Henrique Pereira, autor do Prefácio da obra.

O poeta Tenório Telles apresentou a obra ao público e destacou que a produção intelectual de Allan é uma contribuição inestimável para o pensar amazônico. “É um prazer participar de um momento como esse em que mais um rigoroso trabalho de pesquisa é entregue à sociedade, um trabalho que viabiliza um olhar mais abrangente acerca da nossa região”, disse.

Professor Walmir Albuquerque discursa durante a cerimônia de lançamento do livroProfessor Walmir Albuquerque discursa durante a cerimônia de lançamento do livro

Ex-reitor da Universidade Federal do Amazonas e uma das principais referências das Ciências da Comunicação no país, o professor Walmir Albuquerque, elogiou a trajetória acadêmica de Allan Rodrigues pela sintonia com a missão da Universidade Federal do Amazonas. “Esse é o papel dos doutores da Universidade Federal do amazonas. As pessoas que passam pela Universidade com seu talento e esforço pessoal tornam-se sujeitos da pesquisa e entregam ao público o tributo do conhecimento intelectual. Ser um educador é estar nestes espaços de diálogo e contribuir para a formação dos outros, pois precisamos estar disponíveis para contribuir sempre. Isso é fazer nossa parte e é compensador acompanharmos o progresso pessoal dos nossos alunos que consolidam o progresso coletivo dos programas de pós- graduação da Universidade Federal do amazonas”, discursou.

O autor, que é jornalista, professor e chefe do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Amazonas,  agradeceu a presença e as saudações intelectuais e também enfatizou que a produção do conhecimento precisa ser popularizada. “A ciência que você não comunica, não existe. As pessoas precisam se apropriar do conhecimento produzido na academia. É um dever do pesquisador prestar contas daquilo que ele está produzindo e comunicar os avanços que identifica para que a sociedade possa, com isso, tomar decisões esclarecidas sobre seu futuro que, nesse caso, é sobre o futuro do planeta, sobre o que faremos com ele em relação a questões ambientais”, declarou o autor.

O professor Allan Rodrigues também é autor da obra “Boi bumbá – evolução”.