Alunos da UFAM são premiados em projeto em parceria com Harvard

Vídeo produzido por estudantes de Comunicação Social é um dos cinco selecionados para ser hospedado em site de professor da Universidade de Harvard

Na última sexta-feira (13/12), uma equipe formada por alunos dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), integrantes do Programa de Educação Tutorial de Comunicação Social (PETCOM), foi uma das premiadas por sua participação no Human Connection Project, idealizado pelo professor PhD. Shigehisa Kuriyama, do Instituto Reischauer de Estudos Japoneses, da Universidade de Harvard. O objetivo do projeto, que integrou onze universidades brasileiras, consistia em produzir um vídeo de até cinco minutos, utilizando cinco imagens e um som pré-selecionados pela coordenação do projeto. O vídeo produzido pela equipe da UFAM foi selecionado entre os cinco melhores participantes e será hospedado no website do professor Kuriyama, na Universidade de Harvard. Os outros trabalhos vencedores foram da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

A premiação ocorreu na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), durante o Seminário Nacional sobre Estratégias Metodológicas de Comunicação em Pesquisa, onde foram exibidos todos os vídeos participantes durante a manhã. O evento contou com a presença do idealizador do projeto, o professor Shigehisa Kuriyama, que também ministrou, no período da tarde, o workshop “21st Century Learning: a workshop of practical techniques”, em que tratou de novas metodologias de ensino que fazem uso de tecnologias acessíveis. Ainda na sextaà noite, houve uma segundaexibição dos vídeos produzidos para o projeto no Museu da Imagem e do Som (MIS).

O projeto surgiu a partir da pesquisa de pós-doutorado da professora Cecília Saito, da PUC-SP, sob orientação do professor Kuriyama, e envolvia temas como hikikimori (termo de origem japonesa que designa um comportamento de extremo isolamento doméstico) e o universo otaku (termo que designa fãs de cultura pop japonesa, como animes e mangás). As universidades participantes, no entanto, tiveram total liberdade para trabalhar novas temáticas a partir dessas palavras-chave. O vídeo produzido pela equipe da UFAM buscou retratar um pouco da região, levantando questões como a comunicação, o contato e a influência da tecnologia no cotidiano. A equipe foi composta pelos estudantes Daniella Lima, Gabriel Oliveira, Jéssica Amorim, Jessica Vicentini, Swênnya Azevedo e Victor Costa, e o trabalho foi orientado pela Prof.ª Dr.ª Ítala Clay, do Departamento de Comunicação Social, tutora do PETCOM. Além do site do professor Kuriyama, o resultado também estará disponível no Blog PETCOM