Formação acadêmica baliza discussão na Semana Acadêmica de Serviço Social

Teve início na tarde desta sexta-feira, 20, a Semana Acadêmica de Serviço Social, cujo objetivo é fomentar discussão em torno do tema “Formação e prática do Serviço Social em contexto Amazônico”. O evento é promovido pelo Centro Acadêmico de Serviço de Serviço Social do Amazonas (Cassa) e ocorre no auditório Rio Solimões do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL).

Na mesa de abertura do evento estavam a coordenadora geral do Cassa, acadêmica Lohanna Frota, e a sub-chefe do Departamento do curso de Serviço Social da Ufam, professora Yoshico Sassaki.

Lohanna Frota, presidente do CassaLohanna Frota, presidente do Cassa

De acordo com a estudante e integrante do Cassa, Lohanna Frota, a realização da Semana do curso era proposta de campanha e meta dos membros do centro acadêmico, pois a última edição do evento ocorreu em 2010. “Esses espaços para debate são importantes para os estudantes”, informou Lohanna. Ainda conforme a gestora do Cassa, o tema escolhido para esta edição da Semana é de bastante proveito para os participantes. “Aproveitem a oportunidade e contribuam conosco”, propôs a estudante.

Professora Yoshiko SassakiProfessora Yoshiko Sassaki

Para a professora Yoshico Sassaki, sub-chefe do Departamento do curso, discorreu acerca do mercado de trabalho na área, da responsabilidade dos assistentes sociais no exercício da profissão e ainda sobre a participação dos estudantes no sentido de atuar ativamente durantes os anos de formação para aprender o máximo possível. “O trabalho do Serviço Social é fundamental desde que seja encarado com profissionalismo”, disse a professora. “A garra de vocês é que vai determinar a diferença entre quem vai se destacar no mercado ou não”, instruiu.

Na programação, a professora Roberta Coelho realizou palestra magna cujo título foi a “Formação e prática profissional do Serviço Social em contexto Amazônico”. De acordo com a professora, nos últimos tempos, a academia vem refletindo a formação do profissional de Serviço Social, no que tange aos eixos norteadores de formação, os quais estão baseados na Lei n° 8.662 que regulamenta a profissão, no Código de Ética e nas Diretrizes Curriculares.

Professora Roberta CoelhoProfessora Roberta CoelhoPara Roberta Coelho, os três eixos são elementos essenciais para a formação profissional. “Essa é uma formação que vem ganhando novos elementos ao longo dos anos. A Escola de Serviço Social, fundada em 1940 vem agregando alguns ganhos como a criação de cursos de pós-graduações em nível de Lato Sensu e de Stricto Sensu, que a partir dos anos de 1990 traz mudanças ao cenário local”, comenta a professora.

Ela cita o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde (PRMS) do Hospital Universitário Getulio Vargas (HUGV) como outro elemento no processo de formação.  Na modalidade em ensino de pós-graduação Latu sensu, o programa é destinado às profissões relacionadas com a saúde, cuja finalidade é capacitar profissional de saúde, visando à inserção qualificada de recém-graduados para atuar em sistemas e serviços públicos.

“A formação em Serviço Social vem sendo pensada de forma generalista, de modo que contemple os vários espaços sócio-ocupacionais em que o Assistente Social se faz presente. Em geral, são políticas públicas na área de saúde, assistência social, previdência social e educação. Atualmente, novos campos de atuação oportunizam o profissional para exercer o serviço social”, declarou a professora.

Roberta Coelho exemplifica na área Ambiental, o Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia, em nível de mestrado, o qual contempla a questão da sustentabilidade que trata não somente da questão ambiental, mas foca também a área cultural, social e política. A professora disse que pensar a formação implica também em retomada de questão como a teoria e a prática.

“Nesse contexto, o que esperamos do nosso egresso é de que ele não seja apenas um executor, mas um propositor. Por isso damos importância à pesquisa no processo de formação, não somente para quem se destina a ser professor, mas ao assistente social que queira atuar melhor profissionalmente”, disse.