PPGCCOM lança edital de seleção

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM), por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, tornou público nesta sexta-feira (13) o edital de seleção de candidatos para ingresso no mestrado acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCCOM) no primeiro semestre letivo de 2014.

Ao todo são ofertadas 14 (catorze) vagas, sendo sete na linha de pesquisa “Redes e processos comunicacionais” (Linha 1) e sete na linha de pesquisa “Linguagens, representações  e estéticas comunicacionais” (Linha 2).

O processo seletivo compreenderá  quatro etapas:  (1) Análise da Documentação e Homologação das Inscrições; (2) Prova Escrita de Conhecimento;  (3) Avaliação do Anteprojeto e Entrevista e (4)   Prova de Títulos.

As inscrições ocorrerão no período de 07 a 31 de janeiro de 2014, no horário de 9h às 12h e de 14h às 17h, na Secretaria do PPGCCOM, localizada no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), Prédio Mário Ypiranga, Sala 10, no Campus Universitário da UFAM, em Manaus.

O edital completo está publicado na página de Propesp, em “Editais de Pós-Graduação” (Edital Nº 067/2013 - PROPESP/UFAM).

A coordenadora do PPGCCOM, professora Mirna Feitoza, destaca que a seleção apresenta algumas novidades. " Nesta edição, os alunos finalistas, mediante declaração de instituição de ensino na qual estejam matriculados, podem participar da seleção. Além disso, o PPGCCOm adotará o modelo da prova escrita para o Magistério Superior. Na primeira hora, os candidatos poderão consultar as referências impressas. Na segunda hora começa a redação", antecipa a coordenadora.

A prova escrita está marcada para o dia 13 de fevereiro e a divulgação do resultado final está prevista para o dia 26 de março. "Este ano estamos investindo na proposta do programa. É importante que os candidatos conheçam essa proposta para que os projetos de pesquisa estejam afinados com ela e com as respectivas  linhas de pesquisa", advertiu a coordenadora do PPGCCOM.

Confira os livros  da prova escrita da Seleção 2014

Referências obrigatórias para as duas linhas de pesquisa

MALCHER, Maria Ataide, SEIXAS, Netília Silva dos Anjos, LIMA, Regina Lúcia Alves de Lima, AMARAL FILHO, Otacílio. Comunicação midiatizada na e da Amazônia. Belém: Fadesp, 2011.

MONTEIRO, Gilson Vieira, ABBUD, Maria Emília de Oliveira Pereira, PEREIRA, Mirna Feitoza (orgs.).Estudos e perspectivas dos ecossistemas na comunicação. Manaus: Edua, 2011.

REFERÊNCIAS OBRIGATÓRIAS – LINHA DE PESQUISA 1

CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade [trad. Maria Luiza X. de A. Borges]. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina. 2002.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulinas, 2011.

REFERÊNCIAS OBRIGATÓRIAS – LINHA DE PESQUISA 2

MACHADO, Irene (org.). Semiótica da cultura e semiosfera. São Paulo: Annablume/FAPESP, 2007.

SANTAELLA, Lucia. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual, verbal. São Paulo: Iluminuras, 2001.

_____. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.

SILVA, Alexandre Rocha da e NAKAGAWA, Regiane Miranda de Oliveira (org.). Semiótica da comunicação. São Paulo: Intercom, 2013.