"A festa da jaguatirica": livro que retrata a cultura da tribo Kamayurá é lançado no Caua

O Antropólogo e professor da Universidade Federal de Santa catarina (UFSC), Rafael José de Menezes Bastos lançou ontem (12), no Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (CAUA), o livro “A festa da jaguatirica: uma partitura crítico-interpretativa”. A obra etnomusicológica é fruto da pesquisa que o professor desenvolve desde 1969 com os índios Kamayurás do alto Xingu. A obra retrata o ritual de longa duração do Javari que ocorre durante onze dias e noites. Junto com o livro vem um CD contendo músicas colhidas pelo antropólogo.

Segundo o professor Rafael, os Kamayurás “têm uma tradição musical e filosófica muito forte além de um repertório musical extenso. O diferencial dos povos Kamayurás é o próprio nível expressivo dessa música, do grafismo e a forma que eles têm de pensar o mundo. Através desse ritual eles expressam o pensamento sobre a morte, sobre o destino pós-morte e sobre várias outras coisas muito profundas”. Sobre a sua obra, Rafael declarou que o seu livro é importante para o meio acadêmico e para o meio em geral. “O Brasil e o mundo vivem uma fase muito problemática em que há uma falta de respeito ao índio. Os índios no Brasil vivem em verdadeiros campos de concentração. Do século XVI pra cá, eles têm as suas terras e suas vidas roubadas. A utilidade da obra é mostrar que nós estamos maltratando povos que têm uma contribuição artística e musical muito importante para o mundo.”

Para a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Profa Dra Márcia Calderipe, esse trabalho é muito significativo, pois o professor Rafael Bastos tem muita experiência e realiza o trabalho de campo com os Kamayurás há muito tempo. É uma pessoa que tem uma reflexão interessante que pode contribuir para o conhecimento da sociedade dos Ameríndios: “É um conhecimento que vem para somar a todo um conhecimento da etnologia brasileira. Então, nesse sentido ela contribui diretamente para as discussões na região Amazônica e na UFAM,  além de ser um trabalho de etnologia e musicologia, que é uma área onde há necessidade de ampliação.”

O livro “A Festa da Jaguatirica” é o primeiro livro da coleção do Instituto Brasil Plural, que está vinculado Instituto Nacional de Pesquisa Brasil Plural (INCT), ao CNPq, com o apoio da Fudanção de Amparo à Pesquisa de Santa Catarina (Fapesc) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), reunindo uma rede de pesquisadores dos dois Estados que visa descrever e retratar, a partir de uma perspectiva antropológica, diferentes realidades brasileiras e contribuir para a elaboração de políticas sociais e a formação de profissionais que atuem tanto no âmbito acadêmico quanto junto às populações estudadas. A obra foi lançada primeiramente em Florianópolis, passando por Manaus e, posteriormente, será lançada na aldeia Kamayurá, no Alto Xingú.

A coordenadora da sede do INCT no Amazonas e professora da UFAM, Profª. Dra Deise Lucy Oliveira Montardo contou que “o estudo do professor Rafael, que é uma obra monográfica, é um trabalho profundo sobre a música desses indígenas Xingú e que conhecer outros povos e o que eles pensam do mundo é uma contribuição no conhecimento da humanidade como um todo”.