Ufam e Samsung prospectam novas oportunidades de cooperação em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento

Reitora Márcia Perales diz que a Ufam deve coordenar as interações científicas com empresas de grande porte na Região NorteReitora Márcia Perales diz que a Ufam deve coordenar as interações científicas com empresas de grande porte na Região NorteA Universidade Federal do Amazonas recebeu na manhã desta sexta-feira (13), executivos da multinacional Samsung para avaliar as oportunidades de cooperação em Pesquisa e Desenvolvimento. A reunião aconteceu no auditório do Ceteli, das 8h às 12h.

Durante o evento, a reitora, professora Márcia Perales, ressaltou que a interação da Ufam com a Samsung favorece o desenvolvimento científico na região Norte. “Objetivos comuns nos aproximam da Samsung. Já temos processos em andamento com a empresa em áreas bastante diferenciadas e todos esses projetos são voltados para o desenvolvimento regional, o desenvolvimento da Amazônia e a formação de recursos humanos mais qualificados. A Ufam prima pela formação de cidadãos do nosso estado. Agora estamos trabalhando com outras possibilidades, identificando de que maneira podemos ser um centro catalisador de sinergias e fazer essa articulação, porque a Suframa nos pediu esse apoio de coordenar essas interações”, declarou a reitora.

Gerente do Sistema de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung no Brasil, Miguel Lizarraga, disse que a empresa busca superar, constantemente,"Desejamos projetos inovadores para a nossa empresa", declarou Miguel Lizarraga, da Samsung"Desejamos projetos inovadores para a nossa empresa", declarou Miguel Lizarraga, da Samsung a tecnologia conhecida no mundo. “Buscamos novos algoritmos, novas patentes e pesquisas melhores que as produzidas pelas melhores Universidades do mundo. Queremos projetos inovadores para integrar nosso sistema”, declarou.

O diretor do Ceteli, professor Cícero Costa, destacou como a interação com a Samsung em outras áreas pode beneficiar ainda mais a pós-graduação. “Com o apoio da Samsung, estamos aumentando o número de laboratórios e temos o financiamento de dezesseis bolsas de pós-graduação aqui na Ufam, em nível de mestrado, no curso de Engenharia Elétrica, mas o que imaginamos é que a empresa possa colaborar conosco, em três ou quatro anos, com a implantação de um curso de doutorado. Acreditamos que a Samsung pode apoiar a Universidade nisso. Precisamos trazer professores de outras universidades, da Europa, da UFMG, que passem um tempo aqui na Universidade contribuindo com o programa durante dois, três ou quatro anos. Não em tempo integral, mas em curtos períodos de tempo, vindo aqui de dois em dois meses, colaborando com o programa. Dessa forma, aumentaremos o número de dissertações orientadas e ampliaremos as áreas de atuação, porque trabalhar com oito professores é uma coisa,

Professor Reginaldo Carvalho, do Instituto de Computação, expôs os projetos em andamento e os planejadosProfessor Reginaldo Carvalho, do Instituto de Computação, expôs os projetos em andamento e os planejados

trabalhar com quinze ou vinte professores de pós-graduação é outra completamente diferente”.

O professor Reginaldo Carvalho, do Icomp, acredita que todos são beneficiados com projetos de cooperação. "Esse é um processo de realimentação positiva. Os nossos alunos vão para as empresas, adquirem uma experiência que é relevante pra eles para o mercado e é fundamental que a gente consiga captar esses alunos de volta para que eles possam se reciclar, aumentando o valor agregado que eles possam levar de volta para a indústria”.