Alunos da UFAM representam região Norte em projeto vinculado à Universidade de Harvard

Juntamente com onze universidades brasileiras, estudantes dos cursos de Comunicação Social da UFAM participam de projeto idealizado por professor da Universidade de Harvard

Na próxima sexta-feira (13/12), alunos dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) representarão a região Norte no Seminário Nacional sobre Estratégias Metodológicas de Comunicação em Pesquisa. No evento, os estudantes apresentarão o vídeo que produziram para o Human Connection Project, projeto que envolve onze universidades brasileiras e a Universidade de Harvard. A programação ocorrerá a partir das 9h, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), e contará com a presença do idealizador do projeto, o professor PhD. Shigehisa Kuriyama, docente do Instituto Reischauer de Estudos Japoneses, na Universidade de Harvard.

O Human Connection Project é um projeto interdisciplinar que se volta sobre o fenômeno hikikomori e o universo otaku, e relaciona arte, estudos da cultura japonesa e outras pesquisas em redes de conhecimentos. A proposta consiste em desenvolver um vídeo de até cinco minutos, utilizando cinco imagens e um som pré-selecionados pela coordenação do projeto. Entre as onze universidades brasileiras participantes no trabalho, a Universidade Federal do Amazonas é a única instituição da região Norte presente. Na UFAM, o trabalho foi desenvolvido por alunos que integram o Programa de Educação Tutorial de Comunicação Social (PETCOM), a partir de um convite feito pelos organizadores à professora doutora Ítala Clay de Oliveira Freitas, do curso de Jornalismo da UFAM, e atual tutora do programa.

Reunindo uma equipe de seis estudantes do PETCOM, dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas, a professora coordenou o desenvolvimento do trabalho, que começou ainda em julho deste ano. O resultado será exibido no evento de sexta-feira, diante de uma banca de jurados composta pelo professor Kuriyama e nomes como o diretor Kiko Goifmam e os artistas Daniel Seda e Rogério Borovik, além da professora PhD. Cecília Almeida Salles.

Segundo a professora Ítala Clay, “participar deste projeto é uma excelente oportunidade para a formação acadêmica dos alunos da UFAM, na medida em que estes são estimulados não apenas ao desenvolvimento das habilidades técnicas de produção de um vídeo, mas à tradução de temas contemporâneos em linguagem audiovisual, no pleno exercício do processo de comunicação”. Para os estudantes envolvidos, o projeto estimulou novos rumos para a vida acadêmica e contribuiu para uma expansão de conhecimentos interdisciplinares. A aluna Daniella Lima, do 4º período de Jornalismo, afirma que, “além da aprendizagem teórica, tivemos também uma instrução técnica que influenciou diretamente na composição do vídeo, e que, com certeza, fará um grande diferencial na nossa vida profissional”.

Já a aluna Swênnya Azevedo, do 8º período de Relações Públicas, ressalta o caráter inovador do projeto: “O projeto me despertou interesse pela busca contínua de significados que antes passavam despercebidos. Pude conhecer outros universos, como a questão do hikikimori, e consegui relacionar as duas culturas, brasileira e japonesa, levando em conta suas diferenças e semelhanças”.

processo de produção do vídeo contou com a colaboração de outros professores em brainstormings realizados com a presença de convidados como o professor doutor Walmir de Albuquerque, o artista plástico Otoni Mesquita e o professor Renato Brandão, do Departamento de Artes da UFAM. A equipe também contou com o apoio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (SEMJEL), que possibilitou a presença dos alunos no seminário realizado em São Paulo.

Todas as equipes deverão ganhar prêmios por sua participação, e os cinco vídeos considerados melhores pelos jurados serão divulgados no website do professor Kuriyama, na Universidade de Harvard. Também haverá uma exibição aberta ao público em geral também no dia 13/12, a partir das 18h, no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo.