PET de Comunicação comemora 25 anos

Professor Walmir Albuquerque é homenageadoProfessor Walmir Albuquerque é homenageado

O Departamento de Comunicação Social da Ufam realizou nesta sexta-feira, 6, solenidade de comemoração dos 25 anos do PETCom. O Programa de Educação Tutorial da Comunicação (PETCom) teve como primeiro tutor o ex-reitor da Ufam e, professor do curso de Jornalismo, Walmir Albuquerque, que foi homenageado no evento.

Os grupos Pets foram criados pela Capes com o objetivo de iniciar os estudantes da graduação na pesquisa. Em 1988, o professor do curso de Comunicação Social, Walmir Albuquerque, inscreveu o projeto do curso e obteve a aprovação. Estava criado o primeiro PET de Comunicação do Brasil. O evento comemorou os 25 anos do Programa com a participação de ex-petianos e professores do curso de Comunicação.

A solenidade contou com a entrega de troféus a ex-tutores e atual tutora do PETCom. Foram homenageados os ex-tutores: Walmir Albuquerque, Eloisa Elaine, Ivânia Vieira e a atual tutora, Ítala Clay. O evento teve ainda a participação do professor Valter Mesquita, de Artes, que proferiu palestra sobre o que é a memória cultural nesses novos tempos, no tempo do ambiente digital, com o tema “A guarda da memória no espaço virtual” e o professor Walmir Albuquerque que abordou “A memória cultural e a memória social”.

Foi lançado no evento o projeto “Memória PET”, que tem o objetivo de recuperar a história do programa. Serão coletados documentos, fotos e demais registros para construção de um acervo digital para ser disponibilizado ao público. “O projeto é resultado do que é o PET. Não podemos esquecer o que vivemos. Não podemos perder tudo que foi produzido, ao longo desses 25 anos, precisamos preservar. Vamos coletar, junto aos ex-petianos, as fotos, cartazes, documentos, vídeos, para construir esse acervo digital para ficar disponível no nosso blog”, explicou a tutora do PETCom Ítala Clay.

Jornalista Hélio FreitasJornalista Hélio Freitas

O jornalista, Hélio Freitas, ex-estudante e petiano do curso de Jornalismo da Ufam, destacou a importância do programa para o seu desenvolvimento intelectual. “O PET foi muito importante pra mim. Não só pela figura do Walmir como um excelente tutor, mas tudo o que realizávamos em termos de pesquisa. O PET me ajudou a pensar. Tínhamos atividades que nos forçavam cada vez mais a racionalizar determinadas situações de pesquisa. Isso ajudou a minha vida profissional. Além, de me relacionar com pessoas com capacidade intelectual acima da média. Participar do Programa foi fundamental na minha formação e contribuiu bastante quando fiz a pós-graduação (mestrado). Fui para o mercado de trabalho muito bem formado em função do PET”, disse o jornalista.

O primeiro tutor do PETCom, o professor e ex-reitor da Ufam, Walmir Albuquerque,  destacou a importância do Programa para a formação dos estudantes do curso de Comunicação da Ufam. “É importante a contribuição desse Programa porque ele visava preparar pessoas que se dedicassem à pesquisa, ir para a docência ou se tornar um bom profissional no mercado vivenciando a universidade. Esse foi o grande mote do Programa. Hoje nós temos no quadro de professores do Departamento de Comunicação, vários professores que passaram pelo PET. Enfim, o PET foi uma escola dentro da escola porque possibilitava que os estudantes ficassem dentro da universidade, refletindo sobre suas práticas e se preparando um pouco mais para irem para o mercado de trabalho”,  disse o primeiro tutor do PETCom, Walmir Albuquerque.

A estudante do curso de jornalismo, Joana Frota Rebouças, integrante recente do  PETCom, espera que sua participação no Programa possa Estudante Joana RebouçasEstudante Joana Rebouçasfacilitar sua vida acadêmica. “Tenho vontade, depois que concluir a graduação, de fazer mestrado, doutorado. O Pet dá as ferramentas para a prática da pesquisa. O dia a dia no Programa é produzir textos, pesquisar, editar. Essa prática faz o aluno se ambientar a esse trabalho. Isso facilita quando tiver que escrever a monografia. Espero aprender muito no PET”, disse a estudante.