FCA realiza primeira mostra científico-cultural

Na solenidade de abertura da I Mostra Cientifica-Cultural da FCA , a palestra ´Criatividade e inovação versus produção do conhecimento na FCA´, proferida pelo professor José Odair Pereira do Programa Multi-Institucional de Pós-graduação em Biotecnologia chama a atenção quanto a criatividade como processo do conhecimento. O evento objetiva divulgar a produção cientifica da FCA e acontece somente nesta sexta-feira, 6, no auditório da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), Setor Sul.

Para o professor José Odair, a temática desenvolvida está voltada para a  produção cientifica das linhas de pesquisas do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia. Ele acredita que a inovação e a criatividade devem está presentes em todos os cursos de pós-graduação da Universidade Federal do Amazonas e que somente dessa forma a ciência avança. Quando se pode dá contribuições originais ou fazer coisas simples, mas com criatividade, acredito que é o diferencial na  Universidade, disse o professor José Odair.

Segundo ele, todos os cursos da Universidade são atuantes e inovadores. A inovação propriamente dita, somente se concretiza quando se tem um retorno econômico. Muitas pesquisas desenvolvidas na Universidade estão distantes das necessidades exigidas pela sociedade, mas é na Universidade que de fato se gera todo conhecimento, ressalta.

José Odair acredita que, apesar de uma boa produção cientifica ainda fica restrita no âmbito da academia e aponta a falta de comunicação como a principal causa. Quanto mais realizarem eventos desse nível e divulgá-los sistematicamente, torna-se mais fácil o acesso dessas informações com benefícios social, comenta o professor.

Durante a solenidade de abertura, o diretor da FCA, professor Neliton Maques, fez agradecimentos aos organizadores do evento, em especial, ao  coordenador e professor Ari Hidalgo pelo esforço imensurável na organização. O diretor acredita que um evento dessa natureza é algo importante aos acadêmicos da FCA e que aos poucos a Faculdade vai conquistando novos espaços para divulgação científica.

O coordenador do evento, professor Ari Hidalgo, relata que as pesquisas no âmbito das Ciências Agrárias produzidas na Ufam devem ser divulgadas, pois em muitos casos, somente é possível conhecê-las quando é apresentada em eventos nacionais e grande parte dessa produção é desconhecida.

A intenção do evento é conhecermos a produção cientifica produzida na própria FCA para que possamos trabalhar em grupos de pesquisa, em conjunto e que possamos nos complementar, declara o professor.

O doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias,    Jerlando Suassuma Gonçalves, expõe resultado de pesquisa cujo titulo é `Estrutura Fitossológica de comunidades de plantas infestantes em pomares de laranjeira no Estado do Amazonas`. Para o doutorando, a mostra é uma oportunidade de divulgação da produção desenvolvida na FCA, contribuindo assim para inovação criadora.

A graduanda do 8º período do Curso de Agronomia, Natália Samando Monteiro Lima, 21, autora da pesquisa `Antagonismo de Trichoerma spp. Contra Fujerium spp. Patógenes de Sacha inchi (plukenetia volubilis L)` comenta que a falta de comunicação entre os pares é aparente quando é realizado eventos nacionais e internacionais. Ela relata que em muitos casos somente sabemos o que o colega faz quando há encontros. Mas para quebrar esse ritmo, a realização da I Mostra possibilitar conhecer o que o colega está fazendo, finaliza.