Enquete cria base para Plano Anual de Capacitação 2013
O Plano Anual de Capacitação (PAC 2013) foi instituído para capacitar os servidores da Ufam, por meio de uma grade de cursos oferecidos ao longo do ano, cujo objetivo é melhorar o atendimento na Universidade. A comissão do PAC 2013 fez enquete e cria base para o desenvolvimento do servidor.
Segundo a presidente da Comissão do Plano Anual de Capacitação PAC 2013 e Diretora de Treinamento e Desenvolvimento da Pró-reitoria de Assuntos Comunitários (Procomun), Roseany Santos, a enquete apresenta diagnóstico que delineia a formação de linhas de atuação para a área de Educação Formal destinado ao servidor da Ufam e visa dar encaminhamento de propostas a Pró-reitoria de Assuntos Comunitários (Procomun) para aprovação. Nesse sentido, a presidente acredita que essa base de informações fica mais fácil atuar na capacitação dos servidores.
De acordo com a presidente, a base de direcionamento do PAC 2013 está centrada na demanda e na orientação existente da Legislação quanto à capacitação do servidor. O Plano de Carreira oferece possibilidades de desenvolvimento, o qual indica a promoção de capacitação. A enquete verificou qual os cursos da Educação Formal, os servidores estão realizando por iniciativa própria, pois a partir desses dados, será possível oferecer um Programa de Bolsas, acrescenta a presidente.
As Instituições, as áreas e o nível de Educação Formal foram as bases para a formulação dos questionamentos da enquete. Os dados oferecidos agregam aos já existentes no Departamento Recursos Humanos (DRH) e aponta cerca de 30 servidores que ainda estão no Ensino Fundamental. Entretanto, a grande demanda é para o curso de mestrado, disse a presidente.
Segundo Roseany Santos, os dados completos e as propostas serão apresentados em Seminário, com data ainda a ser definida. Roseany Santos disse que após a apresentação o Plano será encaminhado ao Conselho de Administração (Consad) para aprovação.
“A ideia é promover o desenvolvimento da Instituição, por meio do desenvolvimento do servidor. Então quanto mais qualificado o servidor, com certeza o nível de qualidade do serviço da Ufam só tende a crescer”, finaliza a presidente.