"Sua majestade, o Ouvinte" é tema de programa radiofônico

O programa de extensão Universidade Livre (Unilivre), veiculado pela Radio Rio Mar (AM), promove “Diálogos Unilivre 2013” com ouvintes em comemoração aos 15 anos de atividade. O evento ocorre nesta sexta, 29, no auditório Rio Solimões que reúne estudantes de Comunicação Social e bolsistas do Programa de Extensão Unilivre.

Coordenado pela professora Ivania Vieira, do curso de Comunicação Social,   o evento tem o propósito de manter um dialogo horizontal, cujas temáticas são  criadas para dialogar com todos os segmentos sociais. Segunda a coordenadora, para esse ano  como presente de aniversário, o evento conta com a participação de três ouvintes que relataram suas historias e experiências com o Programa de radio.

Nós temos varias históricas que tocam os nossos sentimentos. A imaginação livre das pessoas flui permitindo fomentar  a curiosidade e, consequentemente a formação do conhecimento, comenta a coordenadora.

De acordo com ela, nesse espaço será possível ouvir os ouvintes, os quais relatarão suas historias para conhecer um pouco daqueles que fazem audiência diária do Programa. Ivania Vieira comenta que isso contribui de maneira bastante ampla na formação acadêmica dos estudantes do curso de comunicação da Ufam.

Por um lado, os estudantes trabalham em um estúdio de rádio. Eles sabem que terão que fazer o plano A para produção de pautas, que envolve o convite ao entrevistado e, na ausência deste, se recorre ao plano B, evitando assim,  dizer ao ouvinte que não vai ocorrer o programa. Nesse sentido, o aluno deve  procurar se organizar para lidar com essas circunstancias, destaca Ivania Vieira.

Por outro lado, disse a coordenadora, a convivência em equipe possibilita ao dialogo permanente de ideais, respeitando as diferenças e limitações. Segundo ela, além desses itens, a prática ensina também a apreensão da responsabilidade quanto a divulgação da informação. Então, o Programa é um grande aliado desse processo de formação acadêmica, enfatiza Ivania Vieira.

Ela lembra as ações do saudoso professor Narciso Lobo que ao trazer novos formatos de programas radiofônicos de São Paulo, implementou a retomada dos grandes debates, das ideais para que as pessoas refletissem a realidade política,  social e econômica. Eu vejo que hoje, o compromisso continua sendo honrado. Os estudantes promovem discussão de assuntos de ordens variadas, o que possibilita a participação de vários profissionais do conhecimento, completa.

Para o poeta e professor da Escola Municipal Professor Álvaro César de Carvalho, que relata suas experiências como ouvinte, disse que é com alegria e satisfação relatar as experiências desde 2002 quando começou a participar como ouvinte do Programa Unilivre. É importante saber que a transmissão da radio Rio Mar ultrapassa as fronteiras do Estado do Amazonas, atingindo municípios do Estado do Pará e fronteiras com países vizinhos, declara.

O estudante do 8º período do curso de Relações Públicas, Leandro Augusto leite dos Santos, conta que no inicio deste ano realizou pesquisa dando ênfase ao spot como elemento de divulgação de marca. Nesse sentido, o estudante dá importância ao radio e comenta sobre o trabalho de pesquisa que resultou num artigo apresentado no Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom Nacional e Regional  2013).