Edua e PPGE lançam números da revista Amazônida

A Editora da Ufam (Edua) realizou, na tarde desta quinta-feira, 28, o lançamento de seis números da revista Amazônida produzida pelo Programa de Pós-graduação em Educação. Abordando temas relevantes em cada fascículo, Amazônida se consolida como fonte confiável de informação e conhecimento para profissionais e estudiosos da área de educação. O evento ocorreu no hall da Livraria Universitária (Lua).

Professora Arminda MourãoProfessora Arminda MourãoA cerimônia de lançamento foi conduzida por Cinara Carvalho, a qual representava a diretora da Edua, professora Suely Moraes, e contou com pronunciamentos dos responsáveis pela produção da revista Amazônida, dentre eles, as professoras Arminda Mourão e Valéria Weigel, respectivamente coordenadoras da revista e do PPGE.

Para a professora Arminda Mourão, o grande destaque deste lançamento está na regularização da periodicidade da Amazônida, que este ano completa 25 anos de existência. De acordo com a coordenadora da publicação, a revista termina 2013 com todos os números editados, o que é uma conquista para qualquer programa de pós-graduação. “A nossa grande alegria hoje é porque alcançamos a regularidade da revista. Ela, agora, tem periodicidade. Nós já estamos terminando, enviando para a gráfica os dois números de 2013”, comemora.

Professora Valéria WeigelProfessora Valéria Weigel

Ainda segundo Arminda Mourão, o feito do PPGE só foi possível graças ao apoio recebido, em forma de recursos, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), do Ministério da Educação e da Ufam, através da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp). “Agora, estamos trabalhando para que autores de fora publiquem na nossa revista. Nós já temos alguns, mas não são fixos. Com a regularização da periodicidade, esperamos atrair mais autores do país e do exterior. Isso contribui para que pontuemos junto à Capes, e para que o nosso programa possa crescer”, explica a professora.

Fascículos lançadosFascículos lançados

Valeria Weigel, coordena o Programa de Pós-graduação em Educação. Para ela, a revista científica por eles publicada representa a concretização de um momento de discussão da realidade educacional e do conhecimento produzido sobre questões que permeiam essa realidade no contexto da educação na Amazônia. “Ela é um produto do trabalho intelectual dos nossos pesquisadores diante da realidade educacional que nos coloca desafios, perguntas, e, para orientar as ações que vão responder a essas questões, a pesquisa é fundamental”, analisa.

Professora Valéria destaca o esforço da equipe do PPGE, em especial, da responsável pela revista, professora Arminda Mourão. “Eu sei que isso é um trabalho imenso. E esse trabalho merece parabéns, pois a equipe conseguiu atualizar a publicação da revista. Isso é fundamental para que a nossa revista seja bem avaliada e conceituada”, disse.

Cinara Carvalho, representante da EduaCinara Carvalho, representante da Edua

Cinara Carvalho, representante da Edua, ressalta a importância de publicações como a da revista Amazônida para a Universidade. Segundo ela, as revistas científicas são uma prova de que a Instituição pratica a pesquisa. “Isso demonstra que a Universidade tem pesquisa, porque só é possível escrever quando a pesquisa existe. Então, essas publicações fazem com que a pesquisa se popularize, chegue à população”, afirma.

Para exemplificar a qualidade do conteúdo da revista do PPGE, em um dos fascículos lançados nesta quinta está o artigo da professora Graça Pinheiro, que trata das políticas públicas no campo da gestão educacional e apresenta os marcos regulatórios até 2010, alguns fóruns de debate, algumas reivindicações para a área, além de fazer uma articulação de como está a gestão escolar no sistema publico municipal em Manaus. De acordo com a professora, o artigo é muito interessante e importante para quem estuda ou trabalha na área.