Potencialidade industrial e conhecimento científico se encontram em espaço da UFAM, na Feira Internacional da Amazônia

Alunos expõem na FIAM empresa JúniorAlunos expõem na FIAM empresa Júnior

A Feira Internacional da Amazônia (FIAM) é uma oportunidade para tornar públicas as potencialidades intelectuais nascidas no espaço acadêmico. Com um estande montado no evento, a Universidade Federal do Amazonas vê resultados desse incentivo: é o grupo de alunos do curso de Engenharia da Produção, que fundaram a empresa Júnior Inovepro, voltada à Consultoria e ao Treinamento de profissionais de outras empresas.

A equipe composta por alunos do quarto, sexto e oitavo períodos de Engenharia de Produção trabalha no âmbito organizacional, assim como atuam empreendimentos convencionais. A diferença é que as atividades não se voltam a fins lucrativos, mas sim, ao exercício do conhecimento aplicado, adquirido durante o andamento do curso acadêmico.

Segundo André Felipe, do 4º período, integrante da Inovepro, os projetos organizacionais são elaborados por um gerente - representado na pessoa de professores com mestrado e doutorado - e por consultores, ou seja, os alunos.

Esses consultores propõem soluções a partir da análise de custos e análise econômica, estratégia organizacional, logística, gestão de processo e de qualidade, tudo dentro das necessidades do interessado.

Depois de firmado o contrato e aplicado o projeto, a empresa Junior ainda pode ficar a cargo de treinar os colaboradores da contratante.

Publicações recentes da Edua têm espaçoPublicações recentes da Edua têm espaço

Essa qualificação acontece por meio de parcerias com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica (Protec), que acompanha o desenvolvimento das empresas Júnior.

Com apenas seis meses de implantação, a Inovepro, formada por mais cinco alunos: Clarissa Melo (8º período), Hana Sara, Giselle Giovanna (as duas do 4º período), Patrick Felis e Patricia Velas (ambos do 6º período), já esteve, inclusive, promovendo treinamento para alunos de cursos da Universidade em unidades no interior do Estado.

“O foco da maioria dos alunos é o de se formar e vir para a capital, sem perceber que na cidade em que vivem, há um nicho inexplorado para se investir. Em Itacoatiara, por exemplo, não há rodízio de pizza, um serviço encontrado até mesmo nos empreendimentos de menor porte aqui na capital”, revelou.

Nesses dois dias de exposição, restrito a empresas e representantes comerciais, os resultados já começam a aparecer. André Felipe afirma que boa parte das pessoas que visitou o estante da Universidade Federal do Amazonas já ouviu falar de ‘empresa Júnior’, mas não sabe como ela funciona.

“O colaborar de uma empresa de contabilidade ficou entusiasmado, surpreso com a nossa apresentação, tanto que se comprometeu a vir hoje e nos apresentar ao gerente dele para fecharmos uma parceria”, animou-se.

Centro de Sementes oferece amostras de espéciesCentro de Sementes oferece amostras de espécies

O estudante citou, também, que a empresa Júnior abriu muitas portas para que o grupo participasse de iniciativas de cunho, até mesmo, social. Encontraram-se com o prefeito de Manaus, Arthur Neto, num evento denominado “Jovens Líderes” e participaram de atividades do “Laboratório Estudar”.

Estande

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) é uma das Instituições que integram o grupo de expositores da FIAM.

No espaço, que conta, ainda, com pesquisadores do Centro de Desenvolvimento Empresarial e Tecnológico (CDTech), do Centro de Sementes Nativas do Amazonas (Csnam) e da Editora da Universidade do Amazonas (Edua), podem ser adquiridas informações sobre os projetos na área de Ciência e Tecnologia, títulos de livros lançados recentemente e até amostra de sementes de espécies nativas da região amazônica.

A partir desta sexta-feira, das 15h às 22h, a FIAM abre as portas para o público em geral. A entrada é gratuita.

Segundo informações da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), promotora da Feira, a expectativa é que esta sétima edição, gere em torno de R$ 24 milhões em negócios.

Cerca de 300 expositores ocupam uma área total de 12.000 metros quadrados.