1ª Feira Competitiva & Temática do Brasil e Feira de Ciências da Amazônia encerram dois dias de exposição na Ufam

Desde o dia 27 de novembro a Universidade Federal do Amazonas recebe em seu Centro de Convivência a 1ª Feira Competitiva & Temática do Brasil e a Feira de Ciências da Amazônia (FCA). Exposições finalizam nesta quinta (28).

Organizadas pela Secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM), Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (Abric) e Ufam, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e parcerias do Programa Ciência na Escola (PCE) e Humanitary Fountation, representam uma oportunidade para que projetos e trabalhos, programas, ações e atividades ligadas às áreas de educação, entretenimento, qualidade de vida, Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) etc, que foram previamente inscritos e selecionados, desenvolvidos nas instituições de ensino e fomento à pesquisa do Amazonas sejam apresentados nos mais de 20 estandes. O tema escolhido para a primeira edição da FCA foi Sustentabilidade Social e Ambiental reflete a preocupação dos estudantes com o meio ambiente.

As feiras buscam aproximar os estudantes entre o 8º ano do ensino fundamental e o 3º ano do ensino médio da produção científica através do incentivo dentro das escolas e da exposição durante as atividades das feiras. Para Carolina Silva, estudante do 1° ano do Ensino Médio, é importante participar de eventos com esse objetivo: “Acho bom, pois além de conhecer a Ufam, ainda temos a chance de mostrar o trabalho que começamos na escola e também ver projetos de outros colégios.

Com caráter competitivo, o evento premiará os primeiros colocados com certificados, medalhas, troféus e viagens para participarem e representarem o Amazonas na 29ª Mostratec a ser realizada em outubro, na cidade de Novo Hamburgo (RS); da Febrace 12, que acontecerá na Universidade de São Paulo (USP), entre os dias 18 e 22 de março de 2014; Fenecit, a acontecer em setembro, no Recife (PE); International Conference of Young Scientists (ICTS), que será realizada em abril na cidade de Khankov, na Ucrânia; e Genius Olympiad Oswego, em Nova Iorque (EUA), em junho de 2014.

A competição ocorrerá nas quatro categorias: Engenharias para a Sociedade, Engenharias para o Meio Ambiente, Ciências para a Sociedade, Ciências para o Meio Ambiente. Os responsáveis pela avaliação dos projetos e trabalhos são os representantes das instituições organizadores e empresas apoiadoras.

PARTICIPAÇÃO DA UNIVERSIDADE

A Ufam se faz presente nas feiras com o estande do Parque Científico e Tecnológico para a Inclusão Social (PCTIS). Produzir conhecimento, dialogando com as comunidades, e ao mesmo tempo articular parcerias com o setor produtivo, é um dos focos do Parque Científico e Tecnológico para Inclusão Social: Rede de Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica. Criado em 24 de maio de 2010, por meio de convênio assinado entre UFAM e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

No estande da Fapeam é possível também ter acesso às obras publicadas pela Editora da Universidade Federal do Amazonas (Edua) em parceria com as instituições. São mais de 80 títulos lançados em 2013.

ESPAÇO

O Centro de Convivência da Ufam é um novo espaço da universidade, construído para viabilizar a integração com a comunidade, estudantes e propiciar a realização de eventos de relevância social e acadêmica. O espaço abrigará serviços escolhidos pela comunidade acadêmica através de consulta realizada pela Administração Superior da Universidade. A inauguração oficial do Centro de Convivência está prevista para o início de 2014.