Experiências com empresas incubadoras são relatadas no Inovamazonas 2013 que ocorre até quinta-feira, 28

Estratégias de interação Universidade – empresa para promoção da inovação no Estado do Amazonas é tema do 4º Workshop Internacional de Inovação do Amazonas – Inovamazonas 2013 que teve a participação da diretora de Operações do Polo Tecnológico de Navacchio, Itália, Elizabeth Epifori. Na palestra magna, a diretora conta suas experiências de empresas incubadoras na Itália. O evento ocorre até no auditório da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), Setor sul

.

Com o objetivo de divulgar as formas existentes de aproximação entre a academia e o setor produtivo, os desafios e soluções para a ampliação da inovação, o Inovamazonas 2013 contou com a participação da diretora de Operações do Polo Tecnológico de Navacchio, Itália, Elizabeth Epifori, que traz experiências de empresas incubadoras desenvolvidas no Parque Tecnológico de Navacchio para o evento e mostra como isso foi refletido na comunidade, trazendo benefícios sociais. Ela acredita que as narrativas abordadas sobre experiências de empresas startup serão importante, no sentido de compreensão de todo o todo o processo de desenvolvimento de incubadoras, cujo interesse está voltado para nossa região.

De acordo com a diretora, a parceria entre empresas startup locais com as da Itália terá como foco o desenvolvimento da pesquisa, da tecnologia e da Inovação que a partir daí, será possível o desenvolvimento da Amazônia. O atrativo para que essas empresas se instalem na Zona Franca de Manaus, não perpassa somente pelos benefícios fiscais, mas pela oferta de inovação tecnológica incidente em criatividade, completa Elizabeth Epifori.

Segundo a diretora, a presença da Universidade Federal do Amazonas no processo de interlocução para implementação de empresas incubadoras é fundamental. É na Universidade que nascem as ideais que promovem o crescimento efervescente de empresas inovadoras, mas é importante também ouvir as experiências do mercado real das empresas incubadoras unindo as experiências locais para nortear o desenvolvimento, disse.

Representando a reitora da Ufam, o Diretor de Apoio à Pesquisa (DAP) da Pró-reitoria de Pesquisa e Graduação (Propesp), professor Leandro Martins, disse que quando olhamos para o mapa do Brasil, percebemos a ausência do Estado do Amazonas no mapa de inovação tecnológica. Ele lamenta quando compara patentes aprovadas do parque tecnológico do município de Bauru (SP) que se destaca com numero expressivo.

Para ele, o Amazonas tem um potencial enorme e que essa realidade deve mudar, acreditando que com a criação do Parque Tecnologico, o Amazonas pçossa se desenvolver de maneira tão boa como o Estado se apresenta e que não seja da forma como ocorre em outros estados, gere conhecimento.

O Inovamazonas 2013 é promovido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM), em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológico (Fucapi), Rami e o Instituto Federal do Amazonas (Ifam). E conta com o apoio da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnologico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).