Edua realiza último lançamento de livros do ano

Professora Suely Moraes (diretora da Edua) e os autoresProfessora Suely Moraes (diretora da Edua) e os autoresFechando a temporada de lançamento de livros da Editora da Universidade Federal do Amazonas, três obras foram apresentadas ao público na sexta (6): “Biotecnologia, conhecimentos tradicionais e sustentabilidade: as perspectivas da inovação no Amazonas”, Ribeirinhos urbanos: Vidas e Modos de Vida no Puraquequara” e “Dicionário Amazônico de termos, abusões e verbetes”.

Desde junho, a Edua promove lançamentos de mais de 80 obras financiadas através de convênio firmado entre Ufam e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas com objetivo de consolidar o fomento à produção científica no Estado. Dentre as áreas de conhecimento contempladas com as publicações, Educação obteve mais livros abordando a temática. A Amazônia, porém, é o tema mais pesquisado e debatido entre as obras, demonstrando a preocupação da comunidade acadêmica em compreender e proporcionar à sociedade um entendimento aprofundado sobre a região.

Para professora Suely Marquez, diretora da Edua, os lançamentos refletem o esforço da editora em propagar os conhecimentos produzidos e estudados dentro da Universidade: "2013 teve um saldo bastante positivo. A parceria com a Fapeam rendeu mais de 80 obras publicadas. Lançamos também a revista do Programa de Pós-graduação em Educação. Então, para o próximo ano esperamos superar essa meta e contribuir ainda mais para divulgar a ciência no Amazonas".

"Nossos alunos não evitam esforços para que possamos conhecer nossa Amazônia e levar a todos a valorização do saber local com a cultura universal", comenta o professor Nelson Noronha, reitor em exercício da Ufam.

As três últimas publicações lançadas pela Edua este ano não fogem dessa temática. Marca de uma sociedade, a linguagem de uma região é também sua identidade cultural, diante disso, o “Dicionário Amazônico de termos abusões e verbetes” traz uma compilação de palavras usadas no cotidiano do povo amazônico. Segundo o autor, o objetivo do livro é “lisonjear o leitor, melhor ainda se nascido no Inferno Verde”. Além de registro da linguagem típica da Amazônia, busca Heraldo de Souza incitar o orgulho dos falantes diante da compreensão dos verbetes: “Desejo que o orgulho de pertencer a esse grupo se expresse assim chegue até a compreensão de sua identidade cultural – e a compreensão é a mais nobre forma de amar”, comenta.

A condição paradoxal vivida por homens e mulheres, inseridos na interseção entre o meio urbano e o meio rural, no bairro Purequequara (Zona Leste de Manaus) é exposta no livro “Ribeirinhos Urbanos” de Roberta Andrade. A pesquisadora analisou aspectos históricos e de representação social, como a configuração social do bairro, as relações de trabalho e até a resistência das tradições ribeirinhos imersas no meio urbano, observando as relações de solidariedade entre os moradores. Para concluir, Roberta desenvolve um entendimento sobre a relação campo/cidade e a construção da cidadania.

Uma visão ampla sobre o desenvolvimento da biotecnologia e as questões relativas às regras de proteção da propriedade intelectual no âmbito de uma economia globalizada. Sua principal contribuição está na abordagem mais realista do agente “cientista”, sobre sua percepção relacionada ao uso dos conhecimentos tradicionais no desenvolvimento científico e de inovação no campo da biotecnologia; à legislação do acesso aos recursos genéticos; e ao papel do cientista no aproveitamento sustentável da biodiversidade amazônica.

“Meu desafio durante minha pesquisa foi pensar em uma proposta de gestão da inovação da biotecnologia que seja sustentável e socialmente justa com os povos tradicionais, visando também proteger os conhecimentos milenares passados de geração em geração. Pensar também a questão da geopolítica internacional, da legislação sobre a propriedade intelectual, da preservação da floresta amazônica são preocupações que busco abordar no livro”, destaca Marinez Gil Nogueira, autora do livro.