Faced inicia debates no "I Workshop Educação, Pauperização e Questão Social"

Mesa do evento teve nomes internacionaisMesa do evento teve nomes internacionais

A Faculdade de Educação iniciou nesta segunda-feira (25), a jornada de discussões em torno do conhecer sobre as determinações recíprocas da relação “pobreza versus Educação”. No “1º Workshop Educação, Pauperização e Questão Social”, promovido pela Faced e que acontece até o dia 30 de novembro nos auditórios Rio Jatapu e Alalaú, setor Norte da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), pesquisadores internacionais, debatedores, alunos e gestores públicos se fizeram presente. 

À mesa de abertura estavam o professor Mathias Rwehera, da Universidade de Burundi, um país no centro do continente africano e Louis Marmoz, membro do Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA), além da professora do Departamento de Ciências Sociais, Marilene Corrêa, do chefe do Departamento de Educação, Alderi Alves de Oliveira, representando a diretora da Faculdade, professora Arminda Mourão e a pró-reitora de Inovação Tecnológica, professora Socorro Chaves, que na oportunidade, falou pela reitora, professora Márcia Perales. A abertura do evento foi feita pelo professor da Faced, Wagner Paiva Araújo. 

Plateia composta por pesquisadores, alunos e gestores públicosPlateia composta por pesquisadores, alunos e gestores públicos

Em seu pronunciamento, a representante da reitoria, pró-reitora de Inovação Tecnológica, professora Socorro Chaves afirmou que o evento tem muita importância para os estudos acadêmicos, uma vez que é o primeiro realizado na Universidade e porque motiva a estabelecer práticas no que a própria Instituição apregoa, que é a de promover com excelência o desenvolvimento regional junto com o compromisso social. 
 
Ela afirmou, ainda, que a Universidade é uma Instituição ativa no que se refere às políticas e que vem trabalhando junto a demais órgãos para que se possa investir cada vez mais em Política de Ciência e Tecnologia como ferramenta para que a realidade de diversos países possa ser melhor.  
 
“Todas as nações em desenvolvimento têm como desafio a superação da desigualdade e, ao nos debruçarmos sobre o tema, vemos que esta é uma busca constante para que possamos prover condições melhores para os cidadãos”, disse Chaves. 
 
Palestra de abertura  - A conferência inicial foi feita pela professora do Departamento de Ciências Sociais, Marilene Corrêa, abordando “A Pauperização como processo histórico-estrutural”, abordando o aspecto “ocidentalizado da Educação”, ou seja, o da apreensão dos processos educativos em todos os continentes. 
 
A segunda conferência ficou por conta do professor Matias Rwehera, que abordou “A Impossibilidade do Desenvolvimento do Ensino em Países Menos Avançados”. 
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