Pesquisadores do ICET trabalham no melhoramento genético da pupunheira

O pesquisador Brainer Willian Cruz dos Santos, aluno do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologia para Recursos Amazônicos do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia de Itacoatiara (ICET) vem pesquisando maneiras de melhorar geneticamente a pupunheira (Bactris gasipaes Kunth) e tornar seus frutos ainda mais agradáveis ao paladar. O estudo chamado ‘Relações Causa-Efeito entre Caracteres Físicos e Químicos sobre Teor de Fibras em Frutos de Pupunha’, visa auxiliar as estratégias de seleção de pupunheiras para produzir frutos melhorados para o consumo.

O estudo baseia-se em dados do Programa de Melhoramento Genético da Pupunheira, coordenado pelo doutor Rodrigo Barros Rocha da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/Cpafro Rondônia).

Foi realizada a coleta de cachos (frutos) para avaliação,  identificação e caracterização genética das plantas, determinação do teor de óleo e proteína, a partir da análise química dos frutos e avaliação de degustação objetivando produzir frutos carnosos e oleosos que a agradam a maior parte dos consumidores. Ainda nesta fase foi realizada a preparação de sementes para posteriormente plantar as mudas.

Após cinco anos de plantio os primeiros exemplares frutificaram e o processo de seleção se reinicia até aproximadamente a quarta geração e estima-se que esses experimentos possam promover a conservação genética das populações produzindo sementes melhoradas e gerando indivíduos produtores de características bem aceitas no mercado.

Segundo Brainer o trabalho é inicial e tem vasto campo a ser explorado. “Trata-se de uma pesquisa básica no melhoramento genético de plantas, mas futuramente desejamos levar ao mercado frutos com maior qualidade para o consumo”, explicou.

Conforme o orientador do projeto, doutor Fábio Medeiros Ferreira, o objetivo da pesquisa é produzir pupunhas com pouco teor de fibras, grandes e oleosas. “A pupunha tem um grande potencial econômico, seja ele no seguimento alimentício ou bioenergético, estamos buscando selecionar plantas cujas características sejam as mais desejadas pelo mercado consumidor como uma boa quantidade de amido para produção de alimento ou boa produção de óleo visando à bioenergia”, explicou.

Sobre o fruto

Fruto típico de regiões tropicais, a pupunha tem lugar cativo na mesa das populações amazônicas, é rico em carboidratos, proteínas, gorduras, vitamina A e fibras (ótimas para o bom funcionamento do intestino).