Semana acadêmica de Engenharia Química encerra com foco no empreendedorismo do profissional

Iniciada na útlima segunda (18) a Semana Acadêmica do curso de Engenharia Química (Saeq) integra a Semana de Ciência e Tecnologia do Instituto de Ciências Exatas. Através de palestras, minicursos e visitas técnicas, os discentes puderam ter um contato maior com o mercado profissional e visão empreendedora do segmento em Manaus. Atividades encerram nesta sexta (22).

Com objetivo de proporcionar aprendizado, conhecimento técnico e dialógo entre o mercado profissional e os futuros engenheiros químicos, a semana abordou temas desde química forense, tecnologias enzimáticas e até produção artesanal de cerveja. O diferencial da edição da Saeq desse ano é o foco na visão empreendedora do engenheiro químico, buscando proporcionar aos alunos o entendimento de que este profissional pode usar sua capacidade gestora para liderar dentro de uma empresa, e não limitar-se apenas aos trabalhos laboratoriais.

Seguindo essa linha temática, as engenheiras químicas Danielle Ferreira (Ambev) e Patrícia Lima (Modalva) conversaram com estudantes durante a mesa redonda "Perfil do Engenheiro Químico no mercado de trabalho". Respondendo a perguntas dos presentes, levantaram questões éticas, a importância do conhecimento técnico, da prudução de científica na academia e de fatores decisivos para entrar no mercado. Para Danielle Ferreira, egressa da UEA, todos os alunos deveriam ter um bate-papo com profissionais da sua área ainda na graduação: "Falo por mim, quando comecei a estagiar, me sentia meio perdida. Então, fico feliz em participar dessa conversa, poder contar um pouco da minha experiência e dar dicas aos futuros engenheiros".

Comissão Organizadora Saeq 2013Comissão Organizadora Saeq 2013

Outro destaque da Saeq 2013 são os Jogos Universitários. Pensados para promover a interação entre os participantes da semana que além da Ufam, são da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). As disputas aconteceram na quarta-feira (20) nas modalidade volei, futsal, dominó e truco com premiações para primeiro e segundo lugar. Segundo Yuri Sarmento, discente de Engenharia Química e organizador dos Jogos universitários, o intuito é fazer com que os participantes mantenham contato para além da realização da Semana: "Nas outras edições que não ocorreram na Ufam, os alunos ficaram segmentados e depois que as atividades terminavam ninguém mais interagia. Quisemos incentivar que o contato continue, já que mais a frente poderemos ser colegas de trabalho, então é bom iniciar esse convívio desde agora".

A Semana Acadêmica encerra nesta sexta (22) com os minicursos "Estudo dos polímeros aplicados à Engenharia Química" e "Introdução a Espectrometria de absorção atômica", mais um bate-papo em mesa redonda sobre oportunidades de estágios em Manaus com representantes da Ambev, Procter & Gamble e Manaus Ambiental, palestra "Liderança e Engenharia Química" e exposição dos trabalhos de iniciação científica.