Semana de Engenharia Química promove minicurso

Minicurso "Introdução à espectrometria de absorção atômica"Minicurso "Introdução à espectrometria de absorção atômica"O professor Genilson Santana, do curso de Química da Ufam, ministrou o minicurso "Introdução à espectrometria de absorção atômica", na Semana de Engenharia Química da Ufam, nesta quinta-feira, 21, na Faculdade de Tecnologia. A Semana teve sua programação, nesta quinta-feira pela manhã, das 9 às 12h, voltada para os minicursos.

O docente do curso de Química da Ufam, Genilson Santana, ministrou o minicurso “Introdução à espectrometria de absorção atômica”, para estudantes ávidos por mais conhecimento na área da Química. Pelo menos a maioria presente na sala de aula, no bloco da Faculdade de tecnologia, nesta manhã de quinta-feira. Os estudantes estavam atentos às explicações do professor sobre os primeiros teóricos que pesquisaram a absorção atômica. Em seguida, o professor explicou o processo de funcionamento da energia dentro de um equipamento utilizado para medir a absorção. Demonstrou de que maneira se utiliza um equipamento que a mede e cálculos para realizar a medição.

Professor Genilson SantanaProfessor Genilson SantanaO palestrante interagiu com os participantes do curso ao perguntar sobre a montagem de um laboratório químico. Indagou aos estudantes qual os melhores elementos para se ter um laboratório? As diversas dúvidas que tinham eram explicadas pelo professor. Que também explicou os elementos modernos para se medir a absorção Atômica.

A Absorção atômica é uma técnica surgida em 1954 utilizada para medir os vários tipos de metais em diversas amostras. A técnica mede substâncias metálicas que estão presentes em vários produtos. Tudo que se relaciona a metais a técnica é capaz de medir. “Quando se fala em absorção atômica, na verdade estamos falando de um equipamento. É um equipamento que tem a capacidade de medir metais”, disse o professor Genilson.

“É um tema importante para a sociedade e para os estudantes de Engenharia Química. Uma das atribuições do engenheiro químico é administrar laboratórios de análises e em algum momento essa técnica será usada por. Essa técnica é usada em diversas indústrias, em diversos locais. A técnica fornece subsídio para o homem se livrar da parte ruim da Química”, afirmou o professor.

“O minicurso oferece a oportunidade de passar conhecimento a mais para o estudante que participa. O estudante aprende conteúdos novos. São conhecimentos que não estão presentes na grade curricular dos cursos”, disse Genilson Santana.

Estudante Danielle SilvaEstudante Danielle Silva

A estudante do curso de Engenharia Química da Ufam, Danielle Rodrigues Silva, afirmou da importância da participação em um minicurso com esse tema para sua formação profissional. “Em termos de conhecimento, participar do minicurso, vai servir para a minha formação profissional. Vai ajudar no meio estágio. Também vai acrescentar no conhecimento intelectual”, disse a estudante.