Hidrodinâmica de peixes nos igarapés amazônicos desperta curiosidade durante a SEMBIO

O minicurso “Peixes de igarapés, ecologia, comportamento e evolução” ministrado pelo pesquisador do Instituto de pesquisa da Amazônia (INPA), Thiago Belisário D’Araújo Couto, apresenta a hidrodinâmica de espécies de peixes amazônicos. O minicurso faz parte da programação da XXVI Semana de Biologia, cujo tema é `Fragmentos florestais: conhecimento e interação`. O evento ocorre desde segunda-feira, 18, com término para sexta-feira, 22, no auditório Paulo Buhrheim, Setor Sul.

Mestre em Ecologia pelo mesmo Instituto, Thiago Couto disse que a diversidade de peixes nos igarapés na Amazônia é bastante rica, considerada como a maior do mundo pela diversidade de espécies existente em água doce. Para ele, essa imensa variedade ainda é desconhecida pelos pesquisadores locais, em que há pouca representatividade em termos de amostragem. “Existem muitas espécies não descritas no âmbito cientifico e muito menos sobre as relações ecológicas presentes em igarapés próximos de Manaus”, comenta o pesquisador.

De acordo com Thiago Couto, cada espécie de peixe apresenta dependências quanto a questão ambiental, de recursos alimentares e de reprodução. O pesquisador  aponta fatores que determinam as ocorrências das espécies, dentre elas, o relevo, formador de bacias hidrográficas, o qual destaca áreas especificas determinantes para ocorrência de espécie.

“A conectividade entre as Bacias Hidrográficas Amazônicas determina a ocorrência das espécies, entretanto a incidência de espécie de peixes na Bacia do Rio Negro, não ocorre na Bacia do Rio Purus, caracterizando o endemismo”, frisa o Thiago Couto.

Mesmo com um número pequeno de pesquisa, a Região Amazônia ainda é o local para a compreensão sobre a dinâmica das espécies. “Entender como funciona um ambiente natural sem alteração humana, é fundamental para a pesquisa, no sentido de avaliar o que se perdeu quando é alterado todo um sistema ecológico”, completa.

Segundo ele, os subsídios científicos são importantes para tomada de decisão, como também como devemos agir e avaliar as nossas ações junto ao meio ambiente.