Viver a Universidade – palestra de abertura da XXVI Semana de Biologia desafia estudantes a serem mais participativos

Professora Irlane Maia apresentou a importância do evento no âmbito acadêmicoProfessora Irlane Maia apresentou a importância do evento no âmbito acadêmico

Abordando o tema “Semanas acadêmicas: importância e perspectivas no percurso da formação inicial”, a palestra proferida pela professora Irlane Maia de Oliveria, deu início, na tarde desta segunda-feira (18), às atividades da XXVI Semana do curso de Biologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB),  Envolvendo palestras e minicursos, a programação segue até a próxima sexta-feira, 22.

Em um clima bastante descontraído, a professora Irlane Maia orientou os presentes acerca da necessidade de aproveitar ao máximo as oportunidades de vivenciar a Universidade. “O meu principal objetivo é atingi-los para uma reflexão da participação efetiva deles em todas as instâncias da Universidade. Mesmo aquele que está adentrando, mas também o que já está saindo, para que possam se ver instituição, e quando eu digo isso, quero dizer que sejam participativos”, afirma a palestrante.

A professora expôs a relevância de eventos acadêmicos como forma de obtenção de conhecimentos, mas também, como meio de fortalecimento dos cursos que os promovem. “Uma Semana como essa é importante para que vocês possam buscar a valorização da profissão de vocês dentro da Universidade”, destacou Irlane Maia ao estimular os estudantes quanto ao interesse e compromisso com o curso de graduação.

Contando com a interação dos estudantes presentes, a palestra serviu para desafiar os participantes a buscar formas de crescer academicamente e citou o papel estratégico dos centros acadêmicos em proporcionar ocasiões nas quais os estudantes possam tirar maior proveito da vivência na Universidade.

Israel Paiva, estudante de Ciências BiológicasIsrael Paiva, estudante de Ciências Biológicas

Com dicas e orientações práticas, os alunos puderam aprender, dentre outras informações, acerca das diversas maneiras de obter financiamento para realizar eventos semelhantes à Semana de Biologia. A professora Irlane finalizou a apresentação discorrendo sobre a relevância do trabalho em grupo como forma de agilizar a obtenção de sucesso em qualquer empreendimento, inclusive os acadêmicos.

Para a diretora do ICB, professora Sônia Carvalho, a Semana é uma oportunidade de unir os três cursos do Instituto em um único evento resulta no maior aprendizado dos estudantes.  “O que nós pretendemos é proporcionar a troca de conhecimentos entre as áreas e propiciar a ampliação do conhecimento através do compartilhamento de um curso com o outro”, declara a professora. Segundo ela, a experiência de 2013 fará com que o evento se consolide. “Nossa perspectiva para o próximo ano é fazer um evento regional”, adiantou a diretora do ICB.

Thaís Brito, estudante de Ciências NaturaisThaís Brito, estudante de Ciências Naturais

Para a estudante do 4º curso de Ciências Naturais e vice-presidente do Centro Acadêmico, Thaís Brito, a reunião dos cursos do ICB na Semana de Biologia é positiva, pois concede além da interação das áreas, a maior participação dos estudantes, uma vez que é organizada pelos representantes dos centros acadêmicos dos três cursos. “A ideia de congregar os três cursos na Semana partiu, primeiramente, dos centros acadêmicos, porque ano passado nós tivemos a Semana do ICB e esse ano nós tínhamos a programação no calendário da Pró-reitoria de Ensino de Graduação. Os centros se organizaram e programaram a Semana de forma conjunta. Sendo que cada curso organizou o seu tema e objetivo”, diz Thaís.

Israel Paiva, estudante do 7º período de Ciências Biológicas, assistiu à exposição da professora Irlane Maia e a avaliou de modo positivo. “Foi uma ótima apresentação. Aliás, a melhor abertura de todas as Semanas que eu já assisti. Ela trouxe várias novidades. Considerei muito proveitosa,” revelou o acadêmico.