Mutirão Temático de Conciliação tem a participação de acadêmicos da Ufam

A partir de hoje, 18, até o final de novembro acontece o Mutirão Temático de Conciliação do Tribunal de Justiça do Amazonas, antecedendo a Semana Nacional de Conciliação 2013. O objetivo é atender cerca de dois mil processos, duas vezes mais que no ano anterior, resultando na redução dos processos existentes no poder Judiciário brasileiro.

O mutirão conta com a presença de mais de 100 acadêmicos de Direito, sendo 45 da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Os professores Adriano Ferreira e José Cyrino são coordenadores do projeto na área acadêmica,  junto com o Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejuscon). Para eles, o mutirão prepara o acadêmico para uma boa prática profissional, se tornando relevante por contribuir na formação do futuro operador do Direito para uma cultura da resolução de conflitos pela conciliação na sua formação futura, quebrando o paradigma tradicional e dominante nos currículos dos cursos de Direito do Brasil que é cultura da judicialização. Além da Ufam, a Universidade Estadual do Amazonas (UEA), a Escola Superior Batista do Amazonas (Esbam) e a faculdade Metropolitana (Fametro) participam do multirão, que tem o apoio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejus) e do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). Todos os acadêmicos são treinados pela equipe do Cejuscon.

O horário de funcionamento do mutirão é das 8h às 12h nos dias conforme abaixo:

·         18 a 22 de novembro: Escola Municipal Samuel Benchimol, bairro São José - Zona Leste de Manaus.

·         25 a 27 de novembro: Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), na Avenida Joaquim Nabuco, no Centro de Manaus.

·         30 de novembro: Colégio Nestor Severo, próximo a Bemol do bairro São Pedro - Zona Norte de Manaus.