Professores representam a Ufam durante II Simpósio Internacional de Música da Amazônia

Os professores do Curso de Música da UFAM, Lucyanne Afonso e João Gustavo Kienen representaram a Universidade no II Simpósio Internacional de Música na Amazônia, realizado no período de 11 a 14 de novembro na Universidade Federal do Acre (UFAC) com apresentações artísticas e comunicação oral de artigos.

Professor João Gustavo KienenProfessor João Gustavo Kienen

A Profa. MSc Lucyanne Afonso apresentou o artigo A vida musical e social em Manaus na década de 1960, que aborda os principais locais em que a música estava presente: analisando a função de cada espaço e como a música era apresentada. Para tanto o artigo apresenta o Teatro Amazonas, os Clubes, os Cinemas e as Rádios, sendo os espaços sociais e musicais e como cada um deles promoviam e desenvolviam o circuito musical na cidade de Manaus.

O prof. João Gustavo Kienen apresentou o artigo Amazônia na obra de Arnaldo Rebello que é tema de sua pesquisa no Mestrado do Programa Sociedade e Cultura na Amazônia-UFAM sob orientação da profa. Dra. Rosemara Staub, trata das representações amazônicas na obra do pianista amazonense Arnaldo Rebello, como exemplo o canto do uirapuru. Além disso, apresentou 3 peças de pianistas amazonenses Lundú Amazonense e Oração da Selva de Arnaldo Rebello, Evocação de Manaus de Lindalva Cruz. O Prof. João Gustavo Kienen foi convidado para participar como pianista junto com a Orquestra Filarmônica do ACRE no SBPC 2014.

O Simpósio Internacional de Música na Amazônia – SIMA apresentou uma programação vasta de pesquisa e de concertos, como exemplo a Música Ubíqua, do Prof. Dr. Damián Keller – UFAC: a música eletroacústica em que temos ferramentas tecnológicas que podem ser utilizadas na própria sala de aula para fazer e ensinar música de forma criativa.

“Conhecemos mais sobre música Ubíqua, pesquisa na performance com trabalhos realmente surpreendentes. Pesquisadores de circuito internacional com performances nos maiores centros da América do Norte e Europa. Essa é nossa Amazônia musical”, como relata o Prof. João Gustavo Kienen.

Professora Lucyanne AfonsoProfessora Lucyanne Afonso

O Simpósio teve a presença de professores da UFBA, a pianista Larissa Martins e o violinista Alexandre Casado, e da UFRN, o violonista Ezequias Lira, apresentando concertos, cursos e palestras.“O simpósio internacional de música na Amazônia permitiu uma diversidade de encontros: entre professores de música, entre os alunos,encontros musicais, encontros de pesquisa e, principalmente é o início de um ciclo para mostrar a produção musical, artística e científica, congregando todas as humanidades da Amazônia pela música”, comenta a Profa. Lucyanne Afonso.

Desta forma, o simpósio permitiu abrir contatos acadêmicos, musicais e científicos e a Universidade Federal do Amazonas, através do Curso de Música está inserido nestas discussões e nos
próximos simpósios que virão, é mais um espaço para congregar ensino, pesquisa, extensão e inovação da música, possibilitando uma melhor formação para nossos alunos e professores musicais.