Projeto Pirahiba apresenta resultados de pesquisas em comunidades de Presidente Figueiredo

Comunidade participa ativamenteComunidade participa ativamente

Os Grupos Água & Comunidades e Geografia do Projeto PIRAHIBA, nos dias 4, 5 e 6 de novembro último, voltaram à Vila de Balbina e às comunidades Fé em Deus, Boa União e Novo Rumo, para apresentar os resultados da pesquisa participativa (mapas e banners) sobre os usos da água e do solo no entorno do reservatório da Usina Hidrelétrica de Balbina (UHE Balbina).

O Projeto “Planejamento Integrado de Reservatórios em Hidrelétricas da Bacia Amazônica” (Projeto PIRAHIBA), sob a coordenação da Profª. Drª. Elizabeth Ferreira Cartaxo, é composto por cinco grupos de pesquisa, dentre eles, os Grupos Água & Comunidades e Geografia que desde novembro de 2010 desenvolvem ações para caracterizar usos e ocupação do solo e usos diretos e indiretos da água pela Vila de Balbina e comunidades Fé em Deus, Boa União e Novo Rumo, localizadas no entorno do Reservatório da UHE Balbina, município de Presidente Figueiredo/Amazonas, buscando contribuir para a gestão integrada e participativa desse reservatório.

Oficinas - Neste contexto e com o objetivo de apresentar o resultado dessa caracterização, foram realizadas as oficinas “Minha casa, Minha escola, Minha comunidade” nos dias 4, 5 e 6 de novembro de 2013, no auditório da UHE Balbina e nas Escolas Municipais “Areolino Vicente dos Santos” (Novo Rumo) e “Ademilde da Fonseca Sobral” (Boa União), respectivamente, sob a coordenação das professoras Annunziata Donadio Chateaubriand e Adorea Rebello.

Nessa caracterização houve o envolvimento de representantes de organizações e de moradores locais, cujo apoio e participação foi decisivo para a geração de informações em oficinas e levantamentos de campo. Desse modo, de meros expectadores, os comunitários passaram a ser pesquisadores e agentes de mobilização local.

Em um primeiro momento, na presença de moradores e representantes do Instituto Chico Mendes, da UHE Balbina, da prefeitura de Presidente Figueiredo e de organizações locais, foram entregues aos representantes de associações comunitárias e escolas um total de 25 banners com informações sobre o Projeto PIRAHIBA e as comunidades, além de mapas georreferenciados e planilhas com o tipo e a situação da ocupação dos lotes de cada comunidade.

Dessa forma, a partir deste momento, surge uma importante ferramenta para o processo de gestão do Reservatório da UHE Balbina, os mapas com a espacialização e o tipo de ocupação da vila das comunidades Fé em Deus, Boa União, Novo Rumo, além da base de dados georreferenciada a partir de informações por elas geradas.

Após essas oficinas, foram ainda realizadas reuniões com gestores e professores das Escolas Municipais “Areolino Vicente dos Santos”, comunidade Novo Rumo, e “Ademilde da Fonseca Sobral”, comunidade Boa União. Essas reuniões tiveram como objetivo planejar e avaliar as ações em andamento para realização do Concurso MINHA CASA, MINHA ESCOLA, MINHA COMUNIDADE, que culminará com o evento de premiação que acontecerá nos dias 05 e 06 de dezembro próximo. Nesse concurso participarão alunos dessas escolas que, sob a orientação de seus professores, contarão a história da família, da escola ou da comunidade, através de desenhos, fotos, vídeos, redação, maquetes ou peças teatrais. Assim, espera-se dar continuidade ao processo de mobilização dessas comunidades e da Vila de Balbina para o conhecimento de suas realidades, potencialidades e limitações, bem como para o desenvolvimento de práticas sustentáveis de uso dos recursos ambientais e, consequentemente, para o processo de gestão integrada e participativa do Reservatório da UHE Balbina.

Resultados - Na pesquisa, realizada de forma participativa pelo Projeto PIRAHIBA, houve o envolvimento de aproximadamente: 170 comunitários; quatro professores da UFAM, Profa. Annunziata Donadio Chateaubriand, Prof. Paulo Rodrigues de Souza e Profa. Ellem Contente (Departamento de Engenharia Civil)) e Profª. Adorea Rebello (Departamento de Geografia), e, um professor da FUCAPI, Prof. João Tito Borges; as técnicas Viviane Zeferino e Maína Barreto, do Laboratório de Saneamento/FT; alunos de graduação da UFAM e FUCAPI; e, dois alunos de pós-graduação da UFAM, além da técnica administrativa Marcianita Pinheiro, do NIEMA.

Além da base de dados georreferenciada sobre as comunidades-piloto,  localizadas no entorno do  Reservatório da UHE Balbina, essa pesquisa gerou uma dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos da Amazônia, que apresenta procedimentos metodológicos para levantamentos in loco com diferentes níveis de intervenção e propõe um modelo de gestão integrada e participativa para Reservatórios de Hidrelétricas através da formação de Comitê Interinstitucional de Gestão Integrada de Reservatórios (CIGIR), contribuindo dessa forma para a gestão de recursos hídricos na Amazônia, conforme preconiza a Política Nacional de Recursos Hídricos.