Professor norte-americano ministra curso sobre Psicologia Macrocultural

Em sua primeira vez na região Norte do Brasil, Carl Ratner, diretor do Institute for Cultural Research & Education da Califórnia, demonstra entusiasmo no intercâmbio com a Universidade Federal do Amazonas durante curso sobre Psicologia Macrocultural que iniciou na última terça (12) e segue até quinta (14) no auditório Paulo Burnheim, localizado no Setor Sul do Campus Universitário.

Proposta do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Ufam e da Associação Brasileira de Psicologia Social (Abrapso) sediada em Manaus, o curso Introdução à Psicologia Macrocultural é uma oportunidade de os alunos da Faculdade de Psicologia entrarem em contato com uma área pouco conhecida no País. O professor convidado para ministrar o curso durante três dias é Carl Ratner, doutor em Psicologia Social pela State University of New York e diretor do Institute for Cultural Research & Education.

“É minha primeira vez em Manaus, e apesar do calor, estou gostando muito. É com satisfação que falarei sobre questões de gênero, o que separa social e culturalmente homens e mulheres, se são fatores biológicos, psicológicos ou apenas preconceito da sociedade. O Brasil, infelizmente, tem pouca produção científica em Psicologia Macrocultural, mas esse curso já representa um passo importante na difusão dessa área ainda para alunos da graduação, o que pode incentivá-los a seguir pesquisando o assunto voltados para a realidade nacional”, comenta Ratner.

Ratner é estudioso dos problemas sociais e da influência da cultura nas pessoas e de como elas geram mudanças culturais, área em que atua desde os anos sessenta do século passado. Seu novo livro é uma contribuição substantiva para a Psicologia Cultural, hoje um ramo independente da Psicologia e pouco difundido no Brasil, especialmente em suas atuais dimensões, por suas ricas contribuições para se conhecer o homem em sua amplitude, fornecendo subsídios para o planejamento cultural e para a implantação de reformas sociais.

Para a estudante Larissa Almeida é muito importante ter durante sua graduação o contato com a pesquisa de estudiosos de ramos da Psicologia que não são muito difundidos no País: “Considero louvável a iniciativa e o esforço em trazer um pesquisador que tem um vasto estudo em Psicologia Macrocultural, que sabe do que está falando, que produz a respeito e que, principalmente, tem uma linguagem bem acessível. Apesar de precisar da ajuda do tradutor, ele não tem dificuldade em se fazer entender”.

Sobre a Psicologia Macrocultural

A Psicologia Macrocultural articula uma teoria concreta da cultura e explica como fatores macroculturais são a origem primária, os mecanismos operantes e característicos dos fenômenos psicológicos, ao mesmo tempo em que são uma função dos fenômenos psicológicos. “Com base nessa teoria, podemos analisar como as mudanças em políticas sociais e condições sociais produzem mudanças psicológicas generalizadas, substantivas e rápidas. O suicídio é um exemplo ilustrativo. A recessão na economia nacional causou mais mortes (3.000 entre 2008 e 2010 e mais 1.000 desde então) do que ataques terroristas estrangeiros. A crise econômica produziu uma elevação maior no número de suicídios do que qualquer fator biológico ou pessoal poderia provocar. Essa produção teórica fornece elementos para uma análise política”, analisa a diretora da Faculdade de Psicologia Iolete Silva.

"A realidade multicultural amazônica há muito nos cobra olhares críticos, avessos à naturalização e à universalização das subjetividades. O evento nos conecta ao pensamento crítico das teorias Sócio-históricas em Psicologia, cujo compromisso é com a compreensão das demandas sociais concretas.”, explica a Professora  e membro da coordenação do evento, Cláudia Regina Brandão da Costa.

Mais informações: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou 9107 7074 (Fernanda); 8141 5134 (Adria) e 9107 5572 (Dayse)