Ciências forenses em destaque durante seminário da Ufam

O evento “Desvendando as Ciências Forenses”, do curso de Química da Universidade Federal do Amazonas, que ocorre nesta semana, dias 13 e 14, tem como objetivo difundir a atividade pericial realizada no estado do Amazonas. Vários profissionais da área estarão presentes e proferem palestras, relacionadas ao ato pericial, conforme consta na programação do evento. Como a atividade envolve muitas áreas das ciências, pesquisadores da Ufam e do INPA, participam do evento ministrando palestras, oficinas e minicursos. O tema será debatido com o propósito de demonstrar a importância da pericia criminal no desvendamento de crimes em que se desconhece o autor, o uso de substâncias químicas na análise de vestígios na cena do crime, utilização de equipamentos sofisticados e produção de dados para serem manipulados pelo setor de inteligência da Polícia Civil do Amazonas.

A intensa produção tecnológica tem influenciado diversos setores da sociedade moderna nas últimas décadas. A criação de novos produtos tecnológicos tem sido o objetivo da indústria atual. Esse comportamento tem gerado diversas consequências no ambiente social, principalmente nos grandes centros urbanos, como o acirramento de conflitos na sociedade. A vida moderna passou a integrar o cotidiano das pessoas e, consequentemente, resultou em profundas mudanças de comportamento. O aumento da criminalidade é um sintoma dessas mudanças e tem demandado o interesse do poder público por soluções no controle e na apuração da criminalidade na política de segurança pública.

O tema do evento aborda a atividade pericial e o uso da ciência na solução de atos criminosos em que não se conhece o autor do delito, entre outros. Peritos, pesquisadores e professores de diversas áreas relatam experiências, casos e o uso de análises na investigação pericial. O seminário promove a disseminação do conhecimento, pois reunirá diversos profissionais de várias áreas que atuam nas Ciências Forenses. No estado do Amazonas essa atividade é realizada pelo setor de Perícia Criminal da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas e pelo Laboratório de Criminalística da Superintendência da Polícia Federal.

Profesora Karime Rita BentesProfesora Karime Rita Bentes

A coordenadora do evento, a professora Karime Rita de Souza Bentes, do curso de Química da Ufam, afirmou que o tema tem despertado interesse de estudantes universitários, principalmente do curso de Química, e do ensino médio. “Temos um projeto, aprovado no CNPq, chamado Mostra Itinerante de Ciências Forenses do Estado do Amazonas que divulga a Ciência Forense a estudantes do ensino médio e universitário. O objetivo do projeto é levar aos estudantes como a Ciência Forense é usada para desvendar crimes. Já estivemos nos municípios de Manicoré, Tabatinga e na Ufam de Benjamim Constant divulgando o trabalho do profissional. Mostramos aos alunos que àquilo que ele aprende na escola não se perde. Todo conhecimento adquirido por ele será usado mais lá frente, como profissional, para elucidar um crime. É um projeto voltado para estudantes do ensino médio, mas abrimos para estudantes universitários que tenham interesse nessa área. Esse projeto tem despertado o interesse de muitos alunos pela área de perícia criminal”, disse a professora.

As pesquisas na área têm se intensificado no meio acadêmico, o que tem resultado na produção de inovações. As pesquisas têm fornecido ferramentas inovadoras e mais precisas na elucidação dos crimes. Como é o caso da pesquisa que realiza a análise de insetos no local do crime e do monitoramento da rede de esgotos produzidos pelo Núcleo de Estudos Forenses do Amazonas da Ufam (NEFA). A Ufam está viabilizando a criação de um curso de pós-graduação em Ciências Forenses para especializar profissionais que atuam no estado. Outra fonte de pesquisas são estudantes de graduação, mestrado e doutorado que atualmente desenvolvem trabalhos com esse conteúdo. Vários profissionais e pesquisadores estarão presentes na Ufam apresentando suas experiências e pesquisas ao público.