Icomp promove o XIII Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e Sistemas Computacionais

A décima terceira edição do Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e Sistemas Computacionais (SBSeg) começou na última segunda-feira (11) e segue até quinta-feira (14) com objetivo de discutir problemas e soluções para os sistemas de segurança da informação na rede. Temas que tem sido discutidos recentemente como espionagem e segurança em grandes eventos nortearão as atividades.

O SBSeg é um evento científico promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) através da CEseg - Comissão Especial em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais com objetivo de reunir profissionais, estudantes e pesquisadores da área de segurança da informação para apresentar trabalhos e discutir políticas públicas. Desde 2001, quando foi realizado pela primeira vez, o simpósio ocorre em cidades diferentes a cada edição. A escolha de Manaus para a edição 2013 se deve ao fato de deter um dos maiores laboratórios de segurança do Brasil, localizado no Instituto de Computação (Icomp), na Universidade Federal do Amazonas. Além disso, o Icomp figura entre as três instituições acadêmicas com maior número de publicação de artigos científicos que versam sobre a temática de sistemas de segurança da informação.

Acontece também durante o SBSeg 2013 o Fórum de Segurança Corporativa (FSC) que discutirá temas importantes como espionagem e como garantir a seguridade da rede em período de grandes eventos. "Com a realização da Copa do Mundo no Brasil agora em 2014, vamos ter um grande fluxo de turistas migrando no País, o que implica que a movimentação financeira também será intensa, logo é preciso que nossos sistemas estejam protegidos para evitar fraudes, principalmente, com os cartões de crédito que vão circular", comenta o professor Eduardo Souto, organizador do Simpósio. O FSC inicia na quinta-feira (14) com a participação de Jorge de A. Lambert, do Instituto de Criminalística do Departamento da Polícia Federal que ministrará a palestra Aspectos Forenses da Vigilância Eletrônica e dos Controles de Acesso para a Segurança de Grandes Eventos a partir das 8h.

O Simpósio tem a trilha principal onde ocorre o Workshop de Trabalhos de Iniciação Científica e deAluno do Icomp apresentando seu trabalhoAluno do Icomp apresentando seu trabalho Graduação em que são apresentados os artigos cientificos, novas tecnologias e metodologias. Adeilson Souza, Kaio Barbosa e Eduardo Feitosa, alunos do Icomp, apresentarão trabalho que analisa os assuntos mais comentados no microblog Twitter e identificam spams (termo usado para se referir às mensagens eletrônicas que são enviadas para você sem o seu consentimento — e que, geralmente, são despachadas para um grande número de pessoas). O segundo workshop Gestão de Identidade traz à tona questões como privacidade no uso de identidades digitais: "O worshop sobre Gestão de Identidade vai debater muito sobre a garantia da confiabilidade dos dados da pessoa que navega na Internet. Então, discute se você entrar com informações pessoais nesse site, você tem o direito de saber se é controlado segurança e quem pode ter acesso a esses dados. Outro aspecto que vamos expor é a questão forense computacional. Por exemplo, uma vez que acontece um crime na Internet, como eu rastreio ou tento localizar as pessoas que o cometeram? São pontos importantes dentro da realização do Simpósio e buscamos pensar em diretrizes para manter a segurança da informação na rede porque é algo que está diretamente ligado à sociedade", destaca Souto.


O encontro contou com a participação de convidados internacionais em palestras sobre hardwares e suas implicações. Entre eles estavam George Cox e David Ott (representantes da multinacional da informática Intel) e o professor da Universidade da Carolina do Norte (EUA) Fabian Monrose. O Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e Sistemas Computacionais segue até quinta-feira (14) no Centro de Convenções Studio 5. Confira a programação .

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable