Escola de Química compartilha conhecimento em solenidade de abertura

Propiciar aos alunos de graduação e de pós-graduação em Química, bem como aos acadêmicos e profissionais de cursos afins, cursos de curta duração com temas relacionados a essa área de conhecimento, assim como promover ao corpo docente trocas de experiências e a discussão sobre qualidade de ensino nos diferentes programas de pós-graduação são os objetivos da I Escola de Química UFAM/UFSCar que teve solenidade de abertura nesta segunda-feira, 4, no auditório da Faculdade de Direito (FD).

De acordo com o coordenador do evento, professor Leandro Pocrifka, a parceria entre a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e a Universidade Federal de São Carlos (UFScar/São Paulo) é de extrema importância. Segundo o coordenador, a realização de um evento desse porte faz com que o corpo discente vislumbre mundos diferente. Às vezes, eles estão condicionados à realidade local, sem importar com o que ocorre ao seu redor, mas é importante, cientificamente, encontrar mecanismos que possam nortear novos horizontes, no sentido de nivelar informações com outras universidades brasileiras, declara o coordenador.

Para o professor, a realização da I Escola de Química permite conhecer novas tecnologias desenvolvidas em centros de pesquisas mundo afora e aplicá-las em nossa região. A Biodiversidade Amazônica tem um potencial enorme que considero importante conhecer novas tecnologias diferenciadas e aplicá-las em nossa região, as quais permitem avançar o conhecimento sobre a nossa região.

Segundo o professor, a realização da I Escola de Química é o início de outras que virão. A I Escola de Química reúne professores renomados da UFAM e  UFCar com intuito que seja um evento anual, permitindo o intercambio entre professores de diferentes universidades. Por conta disso, compartilhar novos conhecimentos para que possamos cada vez mais interagir no desenvolvimento das pesquisas de ponta, como também manter um fluxo contínuo de informações, por meio de seminários, palestras e minicursos, declara o coordenador.

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química da UFCar e professor do minicurso `Dispositivos Eletroquímicos para o armazenamento e conversão de energia`, Ernesto Chaves Pereira, disse que a vinda do corpo docente da UFCar para a Ufam é diminuir distâncias. Mesmo em pleno século XXI na Era da Internet, o Brasil mantém distâncias físicas e, em ciência, quanto mais conversarmos, trocarmos ideias, mais curtas essas distancias ficam, comenta o professor.

Ele acrescenta ainda que, o propósito de realização da I Escola de Química é diminuir distantes, abrir canais de dupla via, tanto aprender no que já existe  de riqueza da região amazônica quanto compartilhar o aprendizado na pesquisa e na docência.

Para Ernesto Pereira, a Amazônia, por conta de sua diversidade, oferece um numero infinito de oportunidade para a pesquisa que vai desce o conhecimento tradicional até a disposição da diversidade de material existente na Região. A utilização da matéria prima local originaria da biodiversidade amazônica deve ser estudada em todas às áreas do conhecimento, especialmente, na Química para produção de novos materiais derivados da biomassa, fármacos, formas limpas de energia, dentre outras, declara o professor.

O estudante de doutorando do Programa de Pós-Graduação em Quimica, Carlos Sergio Ferreira, avalia que a relevância do evento não somente se estende aos alunos de graduação, mas também para os de Pós-graduação que adquirem informações provenientes de profissionais de renome nacional e internacional.

Mais informações no site: http://www.escolaquimicaufam.com/programacao.html