I Escola de Química Ufam/Ufscar acontece de 4 a 8 de novembro

A I Escola de Química UFAM-UFSCar será realizada de 04 a 08 de novembro,   nas instalações do departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas (ICE). O evento é uma parceria entre a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e a Universidade Federal de São Carlos (Ufscar/São Paulo).

De acordo com o coordenador do evento, professor Leandro Pocrifka, o evento objetiva propiciar aos alunos de graduação e pós-graduação em Química, bem como aos acadêmicos e profissionais de cursos afins, cursos de curta duração com temas avançados de diferentes áreas da Química, assim como propiciar aos professores visitantes da UFSCar e aos professores de Departamento de Química  trocar experiências e discutir sobre a qualidade de ensino nos diferentes programas de pós-graduação.

Segundo o coordenador, serão ministrados quatro minicursos: "Dispositivos Eletroquímicos para Armazenamento e Conversão de Energia"; "Catálise em reações químicas"; "Introdução em planejamento experimental e análise multivariada de dados" e "Uma visão geral de métodos ópticos aplicados à determinação de traços". Cada minicurso terá  duração de 16 horas-aula. Ao final de cada dia de trabalho, haverá um seminário que será apresentado por um professor do DQ-UFAM. "A aplicação desse conhecimento no cotidiano das pessoas se dá de forma direta, pois essa tecnologia de ponta está sendo implementada, por exemplo,  em dispositivos de energia para baterias de notebooks e de celulares ou, no caso da catálise, sintetizar novas moléculas com diferentes aplicações", destacou o coordenador.

Mais informações no site: http://www.escolaquimicaufam.com/programacao.html