Estudantes e servidores podem acessar acervo da Biblioteca Central pelo telefone ou tablet

Smartphone ou tablet com acesso à internet mostram serviçosSmartphone ou tablet com acesso à internet mostram serviços

Alunos e servidores da Universidade que precisem emprestar um livro, renovar o empréstimo de uma obra ou mesmo consultar o acervo da Biblioteca Central, agora, podem fazê-lo, acessando a página do órgão na web do celular ou do tablet. A informação é da diretora da Biblioteca, professora Célia Simonetti Barbalho, que anunciou, também, novo procedimento para emissão da declaração de “Nada Consta” para alunos finalistas de cursos de graduação.

Na página http://pergamum.ufam.edu.br/pergamum/biblioteca/index.php, os alunos e servidores da Ufam podem consultar milhares de conteúdos, entre títulos de monografias, DVDs, apostilas, coleções especiais, referências, teses, dissertações e periódicos. Para isso, bastará ao aluno digitar no login, o número da matrícula e inserir uma senha previamente cadastrada. Os servidores da Instituição devem fazer o mesmo, inserindo matrícula Siape e senha.

Já dentro da página da Biblioteca Central, os alunos podem proceder às pesquisas no Sistema Pergamun por meio de palavras-chave, escrevendo o nome do autor ou o assunto abordado. Os resultados da pesquisa mostrarão as obras referidas em suas respectivas unidades de informação, sejam elas da capital ou do interior.

No Sistema estão inscritas as Bibliotecas Setoriais de Saúde, Bibliotecas dos setores Norte e Sul, as situadas nos municípios de Coari, Itacoatiara, Benjamin Constant, Humaitá e Parintins e as dos cursos Farmácia, da Faculdade de Tecnologia, do Museu Amazônico e da Escola de Enfermagem.

Diretora da Bibliotcea Central, professora Célia Barbalho, fala sobre novidadesDiretora da Bibliotcea Central, professora Célia Barbalho, fala sobre novidades

A página também abre espaço para interlocução da administração com os usuários do sistema em campos denominados “comentários gerais”, “sugestões de aquisição” e pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. A ampliação do serviço, estritamente na web, por computadores do tipo desktop (computadores de mesa), fazem parte de uma política de Formação e Desenvolvimento de Acervo, a partir da qual determinadas medidas beneficiarão pontos estratégicos e prioritários.

“Na semana passada nos reunimos no 1º Encontro do Bibliotecário e de lá formalizamos uma série de iniciativas as quais vão nos ajudar a focar na melhoria do serviço prestado à comunidade”, avaliou a diretora da Biblioteca Central.

Ela disse, ainda, que associada ao Encontro, também foi feita uma enquete no site do órgão para demandar ações de médio e longo prazos. Os e-books, ainda segundo a diretora tem recebido bastante atenção, como forma de fortalecer o acervo, mas tem maior aceitação entre estudantes de Saúde e Tecnologia e um número de títulos considerado ainda tímido escrito em português.

“Foram quase 200 ponderações sobre nosso trabalho. Com essa referência, iremos investir em todos os acervos físicos, mas principalmente os daqueles cursos sob a iminência de serem avaliados ou reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC)”, afirmou a gestora.