UFAM e Universidade do Porto oferecem bolsas de pós-graduação no exterior

A Universidade Federal do Amazonas, em conjunto com a Universidade do Porto e inserida no grupo II do projeto BABEL desta instituição, disponibiliza bolsas de pós-graduação para alunos já matriculados em mestrado ou doutorado ou professores que desejam estudar em universidades de diversos países europeus, como Bélgica, França, Itália, Holanda, Polônia, Portugal, Espanha e Suécia. As bolsas oferecidas podem ser integrais ou parciais.

As inscrições podem ser feitas em até 3 universidades, com o pré-requisito de que sejam feitas no idioma do país em que se deseja estudar. No caso de inscrições em mais de uma instituição, o idioma utilizado deverá ser o inglês. Há oferta de bolsas também para indígenas, grupo para o qual há possibilidade de graduação, além de mestrado. Para estes, não há candidatura para doutorado e pós-doutorado.

Os candidatos têm um prazo até dia 20 de dezembro para preencher ficha de inscrição e enviar os documentos exigidos pela Universidade do Porto, como certificado de proficiência linguística, histórico escolar, passaporte, entre outros. A ficha de inscrição, documentos e currículo Lattes devem ser entregues na Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (ARII), situada no terceiro andar do prédio da reitoria da UFAM.

A Universidade do Porto, realizadora do projeto Babel, exige certos critérios para elegibilidade no projeto, além dos critérios da própria Ufam. Alguns desses critérios são: ter proficiência no idioma do país escolhido, não ter trabalhado ou participado de programas de mobilidade na Europa 12 meses antes da candidatura e estar inscrito em pós-graduação na UFAM. Os professores candidatos devem ser efetivos na universidade de origem (UFAM) e acordar com as instituições de origem e acolhimento, o qual será o programa de atividades executado. Quanto aos indígenas, é necessário que comprovem sua condição através de um Documento Oficial, além de já terem obtido um grau acadêmico ou estarem inscritos em um.

O Projeto Babel apoiará apenas as candidaturas que desenvolvam atividades nas áreas prioritárias da instituição escolhida pelo candidato. As áreas previstas são: Ciências Agrárias, Arquitetura, Planejamento Urbanístico e Regional, Tecnologia, Comunicação e Ciências da Informação, Ciências Sociais, Estudos Comerciais, Ciências Naturais, Ciências Médicas, Engenharia, Tecnologia, Geografia, Geologia, Educação, Formação de Professores e Direito. As áreas estão disponíveis no Guia do Candidato ou no link http://babel.up.pt/courses. As despesas que concernem à viagem, como seguro saúde e passagens aéreas, estarão inclusas na bolsa.

O projeto é de extrema importância para candidatos que desejem obter maior experiência pessoal e profissional, visto que a prática de mobilidade é um grande diferencial no mercado de trabalho. A ARII  encoraja os leitores desta página a se inscreverem no programa através do link HTTP://babel.up.pt