PET Engenharia do ICET é Aprovado

Os cursos de Engenharia de Produção e Software do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET) tiveram aprovada a proposta de criação de Grupo de Programa de Educação Tutorial (PET), do Edital nº. 11/2012 do Ministério da Educação (MEC). O projeto coordenado pelo professor Rodrigo Nogueira, obteve nota 88,68 - de um total de 100 pontos possíveis – garantindo assim o 15º lugar em meio a 162 grupos concorrentes de todo o país no Lote III, destinado às Engenharias.

A seleção da proposta do Grupo PET de Engenharia Produção do Campus de Itacoatiara destaca-se como a única proposta do projeto de Engenharias aprovada em todo o Estado do Amazonas, e é o resultado da cooperação da equipe de docentes e de técnicos que fazem parte do curso.

O PET é composto por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, e busca propiciar aos alunos condições para a realização de atividades extracurriculares, que complementem a sua formação acadêmica e atendam às necessidades do próprio curso de graduação, proporcionando assim a melhoria da qualidade acadêmica dos cursos.

As atividades extracurriculares que compõem o Programa têm como objetivo garantir aos alunos dos cursos oportunidades de vivenciar experiências que não estão presentes em estruturas curriculares convencionais, visando a sua formação global e favorecendo a formação acadêmica tanto para a integração profissional quanto para o desenvolvimento de estudos em programas de pós-graduação.

O projeto aprovado terá duração de três anos e é renovável por igual período. Segundo o edital até 12 alunos poderão participar do projeto, os quais serão selecionados a partir de processo seletivo. O estudante contará com uma bolsa no valor de R$ 400,00 durante o período em que estiver no grupo. O professor tutor de cada projeto também receberá uma bolsa de até R$ 2.000,00 para o planejamento, o desenvolvimento e o acompanhamento das atividades dos alunos do grupo.

Para o professor Rodrigo Nogueira, a intenção é formar um grupo de excelência no Instituto. “Este projeto visa selecionar os melhores alunos dos cursos de engenharia de produção e de software a fim de desenvolver um trabalho envolvendo ensino, pesquisa e extensão junto à comunidade, no sentido de procurar soluções para as problemáticas locais”, informou.

Segundo o coordenador do curso de Engenharia de Produção, professor Reinaldo Tonete, esta é uma oportunidade de confrontar teoria e prática. “O projeto está voltado ao desenvolvimento acadêmico e social do aluno, formando-o para enfrentar e confrontar teoria e prática, aplicando o conteúdo aprendido em sala de aula na comunidade”, salientou.