Programa “Pé-De-Pincha” inicia soltura de quelônios no interior do Amazonas e do Pará

Criado há 14 anos, o projeto Pé-de-Pincha, que desenvolve treinamentos junto às comunidades ribeirinhas visando ao manejo racional e sustentável de quelônios, em áreas abertas, começou a cumprir o cronograma de soltura de quelônios nos dois maiores estados da região Norte.

Segundo informações dos coordenadores do projeto, professores Paulo César Machado Andrade e Aldeniza Cardoso de Lima, a atividade foi iniciada a partir do Médio Rio Amazonas, Madeira e Negro, nos municípios de Nhamundá, Barcelos, Itacoatiara, Parintins e Barreirinha/AM, Terra Santa, Juruti e Oriximiná/PA.

Os professores informaram, ainda, que por meio do programa, 1,3 mil famílias, em 118 comunidades recebem noções de educação ambiental e passam a executar um programa de manejo sustentável da população de quelônios em suas áreas.

Com base no cronograma serão devolvidos à natureza 81173 filhotes de tracajá (Podocnemis unifilis), 101.643 filhotes de tartaruga (P. expansa), 8.445 filhotes de iaçá ou pitiu (P. sextuberculata), 6845 filhotes de irapuca ou calalumã (P.erytrocephala) e 23 filhotes de cabeçudo (Peltocephalus dumerilianus) totalizando 198.130 filhotes de quelônios.

Durante os meses de fevereiro e março, as ações do “Pé-de-Pincha” passaram pelas comunidades Marau; Barreirinha; Uaicupará; Borba; Careiro Castanho; Barcelos;Terra Santa, no estado do Pará. Em Parintins, entre os dias 1° a 14 de abril.

 

 

 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable