Vida Ativa promove a auto-estima dos servidores aposentados

Desde 2004, o Programa de Valorização Institucional dos Aposentados da Ufam – “ Vida Ativa” desenvolve ações com intuito de promover o aumento da auto-estima dos participantes, potencializando suas competências e habilidades.  

Aposentadoria: o que fazer após isso? Esse questionamento atordoa muitos trabalhadores, que ao cumprirem o tempo de serviço na empresa pública ou privada não saberiam o que fazer para ocupar o tempo disponível.  Mas existem organizações que têm a preocupação de levar qualidade de vida aos seus aposentados.

Pensando nisso, a Ufam, por meio das Pró-reitorias para Assuntos Comunitários (Procomun) e de Extensão e Interiorização (Proexti), criou o Programa de Valorização Institucional dos Aposentados da Ufam: “Vida Ativa”, objetivando proporcionar aos servidores da Instituição, em processo de aposentadoria ou aposentado, ações e serviços que possibilitem o aumento da auto-estima e a melhoria da qualidade de vida.

Sob a coordenação da professora Márcia Irene Pereira Andrade, o Programa Vida Ativa

 permite ao servidor em fase de aposentadoria e aposentado   perceber que existe uma nova forma de inclusão social para àqueles em final de carreira. Para a servidora Selma Cavalcante Furtado, uma das coordenadoras executivas, o programa surgiu a partir da necessidade de oferecer a esse público atividades de lazer, esporte e cultura para que o índice de depressão e alcoolismo, dentre outras mazelas sociais, diminuísse no contexto do servidor da Ufam.

A coordenadora afasta a ideia de que a aposentadoria significa o estado de não fazer nada na vida, pois, para ela, estabelece o conceito de que a vida do aposentado é um novo ciclo de vida e que pode ser bem aproveitada. Ela lembra que as primeiras iniciativas, em 2004, foram determinantes para a consolidação do Programa, que congregou inicialmente 24 servidores.  Atualmente, esse número cresceu vertiginosamente, demonstrando que o Programa vem atendendo as demandas. 

Oficinas de artesanato, palestras, atividades culturais (visita aos museus da cidade, excursões turísticas), atividades desportivas (hidroginástica, caminhada, ginástica), dentre outras, são desenvolvidas no “Vida Ativa”. Hoje, a coordenação busca parcerias junto aos cursos de graduação, no sentido de ampliar a oferta de atividades do Programa, como também,  oportunizar aos acadêmicos, estágios curriculares em áreas especificas, como em Psicologia, Fisioterapia e Educação Física, comenta.

A servidora acrescenta que há uma preocupação na divulgação dessas atividades aos servidores, principalmente para àqueles que estão próximo da aposentadoria, pois existem muitos questionamentos quando chega essa fase da vida.

Informação como meio de conscientização

A palestra “A importância da alimentação para o envelhecimento saudável”, proferida pela nutricionista e gerontologa da Centro Universitário Nilton Lins, médica Sheila Alcolcembre Gonçalves de Oliveira, foi realizada na última sexta-feira, 15, na qual fez parte das atividades do Programa que proporcionou aos servidores aposentados informações necessárias para o envelhecimento com qualidade de vida.

A médica expressou que a alimentação saudável e a prática de exercícios físicos são requisitos fundamentais para o controle do estresse do dia a dia. Quando se pensa em aposentadoria, as pessoas  acreditam que não devem fazer nenhuma outra atividade, pois, agora seu  tempo é de descanso. É nesse momento que devemos refletir mais ainda de como iremos passar o restante de nossas vidas, com mais qualidade de vida e saúde, finaliza.                    

       

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable