Grupo de Estudo reflete sobre a questão de gênero no dia Internacional da Mulher

“Gênero, feminismo e a luta contra a exploração sexual comercial” foi o tema da 3ª Jornada do Dia Internacional da Mulher que contou com a exibição do documentário “Cinderelas, Lobos, Príncipes encantados” do cineasta Joel Zito Araújo. Na oportunidade foi lançado o livro “Tráfico de mulheres no Amazonas” da professora Iraildes Caldas.

O evento aconteceu nesta sexta-feira, 8, no auditório Rio Amazonas da Faculdade de Estudos Sociais (FES),  em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A 3ª Jornada é uma realização do Grupo de Estudo, Pesquisa e Observatório Social: gênero, política e poder (GEOPS) e busca refletir principalmente sobre a violência contra a mulher.

Representando a reitoria, a professora Selma Baçal, titular da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp), enfatizou que a Universidade somente pode alcançar a excelência acadêmica quando houver o compromisso social. Nesse sentido, Baçal destaca a contribuição dos grupos de estudo para o desenvolvimento social e econômico do nosso estado.

Para a diretora da Editora da Universidade Federal do Amazonas (Edua), professora Iraildes Caldas, a temática do gênero tem sido debatida intensamente junto à comunidade universitária por meio das pesquisas desenvolvidas pelo GEOPS, contando com a participação de estudantes de graduação e de pós-graduaçãoque que desenvolvem atividades de militância e pesquisa com as mulheres do Amazonas.

Durante as comemorações do Dia Internacional da Mulher, o grupo foca suas discussões sobre os resultados de pesquisas em temáticas da atualidade, como por exemplo, o tráfico de mulheres. A diretora acrescentou que a Jornada deve ser um evento de reflexão, fazendo valer o despertar para questões que estão ligadas diretamente com a condição da mulher no contexto social. “Além de receber certa atenção da mídia, a questão de gênero também é colocada através de livros, que dá um foco principal aos estudos”, ressalta Iraildes Caldas.

Estudo sobre tráfico de mulheres consolidado em livro

Na ocasião, foi lançado o livro “Tráfico de Mulheres na Amazônia” que aborda sobre uma pesquisa desenvolvida junto ao Ministério Público Federal do Amazonas sobre o tráfico de mulheres. A obra tem como autoras, além da professora Iraildes Caldas, a professora Márcia Maria de Oliveira. Nesse sentido, Iraildes alerta a sociedade sobre a violência que ocorre constantemente contra a mulher.

O filme “Cinderelas, Lobos, Príncipes Encantados”

No evento aconteceu a exibição do filme “Cinderelas, Lobos, Príncipes Encantados” do cineasta Joel Zito Araújo, que trata sobre o turismo sexual no Brasil e no mundo. O filme foi destaque da programação da Jornada trazendo a reflexão sobre a prostituição,  principalmente com a mulher negra brasileira. O autor disse que a obra é resultado de informações do Fundo das Nações Unidas para a Infância (em inglês United Nations Children's Fund - UNICEF) que aborda o turismo sexual e a pedofila cometidos por turistas estrangeiros.

Ele relata que, nesse universo, a obra apresenta mulheres pobres que nunca foram prostitutas e que sonham encontrar seu príncipe encantado, o qual as levará para o primeiro mundo, em que realiza todos os seus sonhos e desejos, entretanto se deparam com outra realidade: o turismo sexual.

Estiveram presentes ao evento o professor Elton Oda, o representante da Associação dos docentes da Universidade Federal do Amazonas (Adua), a representante do Fórum Permanente de Manaus, senhora France Jr., o vereador Bibiano Garcia, o Deputado Estadual, Jose Ricardo, dentre outros.