Abertas inscrições para PIBIC Jr, PIBITI e PIBIC, na capital e interior

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação torna públicos os editais de abertura das inscrições para seleção de projetos, orientadores e bolsistas interessados em participar do PIBIC AF, PIBIC PIBITI e PIBIC Jr., edição 2013/2014.

O objetivo dos programas é estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes de graduação nas atividades científicas, tecnológicas e artístico-culturais na Universidade e despertar a vocação científica além de prestar contribuição para a formação de recursos humanos para a pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.

Participando de uma das modalidades, os alunos podem aproveitá-las, entre outros benefícios, como crédito optativo, conforme resolução n° 021/2007-CONSEPE, além de aproveitar, também, o relatório final do projeto de pesquisa e desenvolvimento tecnológico e inovação, quando transformado em trabalho publicado como monografia de graduação, de acordo com a Resolução N° 021/2007-CONSEPE.

Ao melhor bolsista escolhido por cada comitê local, a UFAM, uma das instituições financiadoras dos projetos junto com a Fapeam e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq),  concedirá passagem aérea para que o aluno participe em evento científico em sua respectiva área e financiamento da participação presencial dos consultores do CNPq nas fases de seleção e avaliação final do programa.

Por parte do CNPq, há financiamento de bolsas de iniciação científica no âmbito dos programas PIBIC e PIBITI/CNPq, com duração de 12 meses, para alunos que cumpram os requisitos da agência.

A Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) também promove o financiamento de bolsas de iniciação científica no âmbito do programa PAIC/FAPEAM, com duração de 12 meses, para alunos que cumpram os requisitos desta agência.

De acordo com o diretor do departamento de Apoio à Pesquisa, professor Antônio José Inhamuns da Silva, neste ano, as novidades ficam por conta da ajuda de custo de R$ 1.500 aos projetos inscritos no PIBIC. No último dia 6 de março, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação da Universidade e a Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação tornou pública a Resolução nº 001/2013, que estabelece a concessão de recurso financeiro à execução de todos os projetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica aprovados por mérito, no quadriênio 2013 a 2016, na ordem de até R$ 1,5 milhão, anualmente, para subsidiar as atividades de pesquisa na iniciação científica.

Outra mudança é em relação ao trâmite de inscrição dos projetos, na qual os documentos comprobatórios estar digitalizados e inseridos no portal Lira e não mais entregues à Propesp. Somente os termos de compromisso do orientador e do aluno deverão ser entregues impressos no DAP.

Abaixo, as datas do processo: