Programa Institucional de Formação de Docente reinicia atividades em 11 de março
A Pró-Reitora de Ensino de Graduação - (PROEG), responsável pelo “Programa Institucional de Formação Docente: Formação Continuada de Professores da Educação Superior,” aprovado conforme resolução nº 011/2012-a- CEG/CONSEPE, dará continuidade ao trabalho de preparação pedagógica dos professores do ensino de graduação, no período de 11 a 15 de março de 2013.
Para reiniciar o programa serão atendidos:
1- Em Manaus: os professores lotados na Faculdade de Direito, na Faculdade de Estudos Sociais e na Faculdade de Tecnologia serão atendidos nos próximos dias 11 e 12 (segunda-feira e terça-feira), no auditório do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Eletrônica e da Informação (CETELI), na Faculdade de Tecnologia;
2-Em Benjamin Constant: todos os professores do Instituto de Natureza e Cultura serão atendidos nos dias 14 e 15 (quinta-feira e sexta-feira).
Para desenvolver a formação pedagógica dos professores, a UFAM convidou a professora doutora Beatriz Helena Dal Molin, do Centro de Educação, Comunicação e Artes da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (CECA/UNIOESTE), que será conferencista e realizará oficinas temáticas.
A questão da “formação continuada, conhecimento e aprendizado” será focalizada como o tema das conferências. As oficinas temáticas serão centradas na questão do “fazer pedagógico universitário e a educação no século XXI”. Tais questões decorrem do eixo temático um do programa que se refere à “preparação pedagógica dos professores do ensino de graduação para elaboração, formulação, avaliação e acompanhamento do projeto pedagógico do curso e seu currículo”.
O programa está na sua 5ª edição e se desenvolve desde novembro de 2011, quando foi implantado como o primeiro curso realizado no Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant).
Em 2012 foram atendidos os professores do Instituto de Ciências Exatas (ICE/ Manaus), do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEEA/ Humaitá) e do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET/ Itacoatiara).
O programa aposta no diálogo com os professores para a busca coletiva de caminhos consequentes, que possam consolidar a democratização do direito à aprendizagem significativa no ensino superior.