Abertura do I Seminário de Metodologia da Pesquisa em Linguagem e Literatura

A palestra "A elaboração da dissertação de mestrado", proferida pela professora Márcia Calderipe, foi o destaque do primeiro dia do Seminário de Metodologia de Pesquisa em Linguagem e Literatura, que teve início na tarde do dia 26 de agosto, no auditório Rio Negro, e segue com a programação até o dia 28.

O Seminário visa discutir os recortes possíveis para a análise de textos literários e os métodos de pesquisa das áreas da linguagem.

A mesa de abertura do evento foi composta pela vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), professora Lineana Franco de Sá, pela coordenadora do evento, professora Rita Barbosa de Oliveira, pela representante do vice-coordenador do Seminário (professor Herbert Braga), professora Maria Cruz-Cardoso, pela coordenadora do Programa de Antropologia da UFAM, professora Márcia Calderipe e pelos professores do PPGL e palestrantes Sérgio Freire e Elsa Otília.

A professora Lineana de Sá deu as boas vindas aos participantes, destacando que essa é uma oportunidade única para discutir a questão da pesquisa e também recitou o poema “Guardar” do filósofo e poeta Antônio Cícero, que segundo ela, “traduz o ofício, às vezes doloroso, da escrita”.

A professora Rita Barbosa ressaltou a participação dos mestrandos do PPGL para a realização do evento.  “Este seminário, aprovado pela Pró-Reitoria de Extensão e Interiorização (PROEXTI), embora tenha a mim e ao professor Herbert Braga como coordenadores, contou também com a elaboração e a organização dos alunos matriculados em nossas disciplinas, além disso, eles apresentarão seus trabalhos submetidos à seleção do mestrado e seus artigos produzidos durante o curso”, explica a coordenadora.

“Essa é uma oportunidade para eles divulgarem o trabalho das pós-graduações, além de intercambiar a atividade acadêmica dos cursos de pós-graduação da UFAM com os cursos da UEA e de outras Universidades do Estado”, complementa.

Palestra e Comunicações

“A elaboração da dissertação de mestrado” foi o título da palestra proferida pela professora Márcia Calderipe, na qual ela apresentou suas considerações gerais sobre a pós-graduação e abordou os seguintes tópicos: "Características da produção acadêmica", "elaboração da dissertação", "relação do orientador/orientando", "início da pesquisa – a construção do projeto de pesquisa", "realização do trabalho de campo e sistematização do trabalho".

“A dissertação deve fazer parte de nossas vidas. Vejo muitos estudantes desistirem de seus projetos por vários motivos, no entanto, eles devem entender que este é um trabalho sempre passivo de ser reformulado, já que deverá propor questões, despertar curiosidades e indicar possibilidades de continuações”, salienta a professora.

Após a palestra, as mestrandas Michéli Carolíni e Luciane Salorte apresentaram suas Comunicações em Estudos da Linguagens, intituladas O Nhengatu e sua Variante do Rio Andiráe Sustentabilidade: uma análise de sentido no discurso dos carpinteiros navais de Novo Airão (Am), respectivamente.

Programação do dia 28 fevereiro

14h ás 16h

Comunicações em Estudos Literários

Mesa 4

Priscila Gomes

Título da Comunicação– A personalidade poética de Paulo Leminski: um pêndulo que se desloca entre a poesia e a vida.

Elaine Pereira Andreatta

Título da Comunicação – Entre a escassez e a fartura: as faces da fome em Cíntia Moskovich e Clarice Lispector.

Comunicações em Estudos Literários

Mesa 5

Maria da Luz Soares

Título da Comunicação -  Mestiçagem: discurso identitário no Inferno Verde.

Alcione Deodato de Souza

Título da Comunicação- A produção de Arthur Engrácio em história de submundo; uma perspectiva.

18h às18h30

Solenidade de encerramento: representante discente Adriana Aguiar.